ClaroBlog - A questão da radiação das antenas de telefonia

 

A questão da radiação das antenas de telefonia

Equipe Claro Blog, redator / terça-feira, 30 de setembro de 2008

A radiação emitida pelas antenas de telefonia faz mal à saúde? O que exatamente é radiação? São questões comuns de dúvidas para muitas pessoas. Para saber mais sobre esse assunto consultamos Eduardo Javier, da área de Planejamento de Rede de Acesso da Claro.

O que é radiação?

Radiação eletromagnética é a emissão de energia num meio aberto como o ar.

De onde vem?

Todos os equipamentos que funcionam conduzindo corrente elétrica geram campos e ondas eletromagnéticas em sua volta. Alguns exemplos são monitor de TV, forno de microondas, fios de alta tensão, lâmpadas, aparelho de radiografia, aparelhos celulares, antenas de TV, de rádio e de celular, etc.

O grau de radiação é o mesmo em todos os casos?

Cada equipamento emite um tipo de radiação diferente que depende da freqüência do sinal e da potência irradiada.  De acordo com a freqüência, as radiações podem ser separadas em IONIZANTES e NÃO IONIZANTES. O primeiro grupo corresponde a campos em freqüências mais elevadas que as das emissões de luz, como por exemplo os raios gama e os raios-X. São chamadas ionizantes por possuir energia suficiente para quebrar ligações químicas. É desta forma que os raios-X podem danificar o material genético das células, levando a doenças. Em freqüências mais baixas, as chamadas NÃO IONIZANTES, onde atuam os telefones celulares, isto não acontece.

Todas oferecem risco à saúde?

As radiações IONIZANTES, por exemplo as dos raios-X, oferecem risco e devem ser usadas com muita precaução. As radiações NÃO IONIZANTES só oferecem danos à saúde quando sua potência for muito alta, a ponto de elevar a temperatura corporal em 1 grau centígrado. As antenas de estações celulares transmitem sinais de baixa potência, incapazes de causar algum efeito na saúde das pessoas. Os aparelhos celulares emitem sinais de potência mais baixos ainda - apesar de estarem muito próximos ao usuário, não são capazes de causar danos à sua saúde.

Como as radiações NÃO IONIZANTES agem sobre o corpo humano exatamente?

O efeito biológico mais aparente nas radiações NÃO IONIZANTES, onde atuam os telefones celulares, é o térmico, ou seja, o aquecimento dos tecidos como resultado da absorção de energia eletromagnética.

Existem limites de radiação que devem ser respeitados?

A CLARO adota o limite de exposição a radiações não-ionizantes definido pela Anatel, que é o mesmo limite proposto pela Comissão Internacional de Proteção contra Radiações Não Ionizantes (ICNIRP na sigla em inglês) ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS na sigla em inglês). Este limite foi estabelecido após inúmeras experiências científicas realizadas durante muitos anos em todo mundo. Não se trata de um limite baseado em uma experiência isolada ou de um único pesquisador.

Qual é o limite que está sendo usado no Brasil?

A Anatel, através de Resolução no 303 de 3 de julho de 2002, limita a densidade de potência a qual a população em geral pode estar exposta pela seguinte equação:

f/200 [W/m2]

onde f é a freqüência em MHz, entre 400MHz e 2000MHz.

Ou seja, como a CLARO opera nas bandas de 900MHz e 1800MHz, o limites são respectivamente, 4,5 W/m2 e 9 W/m2. Qualquer valor acima disso não é permitido. A Resolução também limita a distância mínima que se pode estar de uma estação:

6,38 * (eirp / f)½

onde EIRP é a potência equivalente isotropicamente irradiada em Watt e f é a freqüência em MHz, entre 400MHz e 2000MHz

O que significa isso na prática?

Em geral, as estações que ficam nas torres de celular têm potência de 100 Watts. Então, na prática, não se deve estar a menos de 2 metros da antena. A uma distância maior que essa, todos os limites de segurança estão sendo atendidos.

E no caso de antenas na parede de um prédio ou dentro de um shopping?

As antenas que estão na fachada de um prédio quase não emitem radiação para suas costas, além do que a parede atenua o sinal que para o interior do prédio. Geralmente, o sinal é atenuado cem vezes, portanto a distância mínima passa a ser 21cm, o que não chega a ser maior que a espessura da parede e o suporte da antena.  Num ambiente como um shopping, são irradiadas potências mais baixas, não passando de 1 Watt. Assim, a região não permitida fica a menos de 21 cm da antena.

Como é que esses limites de radiação são garantidos? Quem fiscaliza?

A Anatel, na mesma resolução 303, exige que para cada estação rádio base seja feito um Relatório de Conformidade. Este,por sua vez, deve ser mantido na estação para apresentação sempre que houver fiscalização da Anatel. O Relatório deve conter a memória de cálculo dos campos eletromagnéticos produzidos pelas estações para demonstrar o atendimento aos limites de exposição estabelecidos. A Anatel ainda exige realização de medição para comprovação do atendimento aos limites quando os valores obtidos por meio de cálculos teóricos forem iguais ou superiores a 2/3 dos limites de exposição estabelecidos. O procedimento de medição também está definido na Resolução e deve ser realizado por um profissional capacitado com equipamento com calibração certificada.

Há alguma implicação para a saúde de pessoas que moram próximas a antenas como estas?

O Relatório de Conformidade considera todos os lugares próximos da antena onde há possibilidade de acesso de pessoas. Isso garante que as pessoas que morem próximas a antenas não estejam sujeitas a uma radiação maior do que o limite estabelecido.

Estas antenas podem interferir de alguma forma na casa destas pessoas? (interferência em aparelhos eletrônicos, por exemplo)

A operadora de celular somente opera na faixa de freqüência que lhe foi designada, sob o risco de ser multada ou perder a licença se utilizar outra banda de freqüência. Sendo assim, não há nenhuma possibilidade de uma estação de celular interferir em qualquer aparelho eletrônico industrializado que também respeite as normas de operação. Casos de interferência ocorrem quando a pessoa monta um equipamento eletrônico que não segue as normas e não respeita as bandas de freqüência estabelecidas. Na maior parte desses casos é a pessoa que interfere na estação causando problemas na Rede Claro como quedas de chamada ou falhas de acesso.

Por Ticiana Werneck, editora Claro Blog

Avalie esse post:
103
COMENTÁRIOS
CHRISTIANE SILVA SANTOS / sexta-feira, 11 de outubro de 2013

TENHO UMA TERRENO EM CARUARU E QUERIA ALUGAR PRA CLARO QUALQUER COISAS ENTREM EM CONTATO COMIGO OBRIGADA.

Resposta ClaroBlog

Olá Christiane! Por gentileza, registre a disponibilidade do seu terreno junto ao nosso Atendimento, tudo bem! Se houver interesse por parte da Claro, entrarão em contato com você. Qualquer dúvida que você tiver, nos procure! Raquel Marcolatto, equipe ClaroBlog


Danilo / quinta-feira, 11 de julho de 2013

Bom dia, Eu acessei o menu atendimento, mas não encontrei onde cadastrar o terreno para disponibilizá-lo para aluguel. Você poderia me passar o passo-a-passo? Aguardo retorno. Att. Danilo

Resposta ClaroBlog

Danilo,para registrar o seu interesse em alugar o terreno, você pode entrar em contato com o nosso Atendimento pelo número 1052. Para facilitar o procedimento, tenha em mãos o seu RG e CPF. Seu pedido será analisado e havendo interesse, a Claro entrará em contato com você. Raquel Marcolatto, equipe ClaroBlog


Danilo Manfrin / sexta-feira, 5 de julho de 2013

Bom dia, Eu gostaria de alugar um terreno para instalação de torre de celular. O sinal na região não é muito bom. Qual o procedimento que devo seguir? Aguardo retorno. Att. Danilo

Resposta ClaroBlog

Danilo, para disponibilizar seu terreno para que aluguemos, é só cadastrá-lo lá no Atendimento. E aí, havendo interesse, a Claro entra em contato com você :) Lu Romero, equipe ClaroBlog


Rafael / terça-feira, 11 de junho de 2013

Bom dia, no 1052 nenhum atendente soube me dizer como cadastrar terreno, realmente é lá? Obg

Resposta ClaroBlog

Olá, Rafael. É falando com nosso Atendimento que você pode cadastrar terrenos para mostrar a disponibilidade para aluguel da Claro. Por gentileza, retorne seu contato. Qualquer dúvida, estamos sempre à disposição. Lu Romero, equipe ClaroBlog


luiz carlos ribeiro guimaraes / terça-feira, 29 de janeiro de 2013

u ja tenho o terreno cadastrado ai so que pediram para cadastrar no atendimento para mim falar sobre a disponibilidade do terreno olha eu nao tenho interese de construr pretendo alugar ate mesmo para a claro sobre valor a combinar o que eu nao quero e deixar o terreno criando mato ele fica em tupa no interior de sao paulo e plano a metragem e 7.5 de f por 25m de fundo o endereço e rua campinas n o fica ao lado do n 85 no jd st antonio

Resposta ClaroBlog

Luiz, se você já cadastrou o seu terreno com o nosso Atendimento, agora é só esperar. Caso a Claro se interesse por ele, entrarão em contato com você. Lu Romero, equipe ClaroBlog


luiz carlos ribeiro guimaraes / terça-feira, 15 de janeiro de 2013

tenho um terreno no interior de sao paulo na cidade de tupa ele mede 7.5 de frente por 25mt de fundo plano e fica em um lugar alto e quero alugar para uma operadora de celular

Resposta ClaroBlog

Luiz, por gentileza, entre em contato com o nosso Atendimento para cadastrar seu terreno e falar sobre a sua disponibilidade. E aí, se houver interesse da Claro, eles entrarão em contato com você. Qualquer dúvida, estamos sempre à disposição. Lu Romero, equipe ClaroBlog


Andrei de Abiahy / quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Olá, Vcs sabem informar se existe alguma lei que delimite a distância mínima entre torres de telecomunicações? Por exemplo, um conjunto de 3 ou 4 torres muito próximas. Isso se encaixaria em poluição visual? * Não é a distancia da torre para outros lugares, como casas e hospitais, e sim a distancia minima entre as torres. Obrigado.

Resposta ClaroBlog

Andrei, existem leis municipais, cada município tem a sua legislação de ocupação do solo e não há um padrão. Há regulamentos, esses publicados pela Anatel, que tratam do nível máximo de radiação eletromagnética. Existem também leis federais que tratam ainda do aspecto ambiental associado à instalação do sítio. Quanto á poluição visual, ela deve ser sempre confrontada com a legislação. Lu Romero, equipe ClaroBlog


soraya / terça-feira, 10 de julho de 2012

tenho um terreno no lago norte e gostaria de locar para colocação de antena são 11 hectares em cima do morro e perto da pista, a empresa tem interesse na locação, e pode marcar uma visita, sem compromisso. Na minha residência a qualidade das operadoras deixa a desejar. grata no aguardo, soraya gorayeb

Resposta ClaroBlog

Soraya, por gentileza, dê uma olhadinha na resposta que demos ao Valdemar. Ela também se encaixa no seu comentário :) Lu Romero, equipe ClaroBlog


Suelen Amazonas / terça-feira, 29 de maio de 2012

Muito esclarecedora as informações, parabens a Claro. Busco informações para a locação de terreno; tamanho padrão,se existe termos estabelecidos em contrato para a telefonia móvel locar um terreno,onde buscar essa informação??

Resposta ClaroBlog

Olá, Suelen. Para conversar sobre terrenos, é necessário entrar em contato com o nosso Atendimento. Para isso, basta acessar www.claro.com.br > Atendimento. Lu Romero, equipe ClaroBlog


Valdemar / terça-feira, 29 de maio de 2012

Tenho um terreno no bairro do Jd. Progresso - Embu-Guaçu - SP, gostaria de saber se ha interesse em aluguel para torre antena celular

Resposta ClaroBlog

Valdemar, entrando em contato com o nosso Atendimento você consegue manifestar seu interesse em disponibilizar-nos o seu terreno e registrá-lo em nosso sistema. Qualquer dúvida, estamos à disposição. Lu Romero, equipe Claro Brasil


Marcelyno / sexta-feira, 18 de maio de 2012

Boa noite! soube que claro estava analisando um terreno meu na cidade de Crato-Ce, vendo a viabilidade de colocar uma antena? entro em contato em qual número para saber o resultado da ánalise? grato.

Resposta ClaroBlog

Marcelyno, não podemos dar informações sobre previsão da cobertura por uma série de questões técnicas, estratégicas e burocráticas. Acompanhe essas informações no www.claro.com.br > Cobertura > Cobertura Nacional. E caso haja interesse da Claro no seu terreno entraremos em contato. Tiago W, equipe ClaroBlog


Rerison Matos / quarta-feira, 9 de maio de 2012

Eu moro em Itaipava destrito de Itapemirim ES. Emfrente a minha casa tem uma torre de celular da VIVO que o barulho é muito alto,o tempo que o gerador fica desligado é de 10minutos, todo mundo reclama.Qual a providencia que devo agir?

Resposta ClaroBlog

Rerison, você deve entrar em contato com a operadora responsável pela antena para reportar o caso, ok! Tiago W, equipe ClaroBlog


Marcelo / terça-feira, 8 de maio de 2012

ola meu pai tenhe um terreno aqui no df e gostaria de saber como ele faz para alugar esse terreno para voce colocar a atena la ! o terreno ficar aqui no Distrito Federal perto do Paranoa e de Brasilia !!

Resposta ClaroBlog

Marcelo, é necessário que você entre em contato com nosso Atendimento para registrar o interesse em alugar seu terreno. Caso haja interesse da Claro, entraremos em contato com você, tá bom! Tiago W, equipe ClaroBlog


Fãtima Paiva / quinta-feira, 5 de abril de 2012

Tenho uma neta de 4 anos que é autista,gostaria de saber o porque que todas as vezes que passamos com ela próxima a antenas de telefonia e energia elétrica ela põe os dedinho nos ouvidos e chora desesperadamente, o que podemos fazer?

Resposta ClaroBlog

Fátima, como dissemos no post, a radiação eletromagnética emitida por uma antena de celular é muito baixa, sendo assim, não causa efeitos na saúde das pessoas. Não temos conhecimento sobre casos similares ao descrito por você, por isso, não temos condições de esclarecer sua dúvida. Tiago W, equipe ClaroBlog


Robson Souza / sexta-feira, 13 de abril de 2012

Boa tarde, gostaria de um contato com a empresa para tentarmos colocar uma antena em cima do nosso prédio, foi feito no passado uma oferta mas o antigo sindico não deu andamento, voce poderia me passar o contato por favor. seria na cidade de Mauá, Vila Guarani. ed com 14 andares. no aguardo obrigado.

Resposta ClaroBlog

Robson, pedimos que entre em contato com nosso Atendimento para manifestar seu interesse. Havendo interesse por parte da Claro entraremos em contato com você, tá bom! Tiago W, equipe ClaroBlog


tais salvioni marques de oliveira / terça-feira, 10 de abril de 2012

BOA TARDE, MORO EM CAMPINAS/SP TENHO UM TERRENO NO JD PLANALTO DE VIRACOPOS NA PARTE MAIS ALTA DO BAIRRO GOSTARIA DE SABER O TELEFONE PARA EU ENTRAR EM CONTATO COM A CLARO PARA SABER SE ELA TEM O INTERESSE DE ALUGAR PARA ANTENA DA CLARO.

Resposta ClaroBlog

Tais, é necessário que você entre em contato com nosso Atendimento para registrar seu terreno. Havendo interesse, a Claro entrará em contato com você. Tiago W, equipe ClaroBlog


Fabio Martoni / sexta-feira, 23 de março de 2012

Ola tenho um terreno em Catanduva-SP e quero disponibiliza-lo para locação para torre de telefonia.Gostaria de receber informações de como faze-lo, se possivel o contato para me informar. Obrigado Fabio.

Resposta ClaroBlog

Fabio, é necessário que você entre em contato com nosso Atendimento para registrar seu terreno. Havendo interesse da parte da Claro, entraremos em contato com você, tá bom! Tiago W, equipe ClaroBlog


Fabio Antonio Marião / quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Tenho um terreno e tenho interesse em cadastrar o mesmo para ser instalado antenas de telefonia celeuar. Onde faço o cadstro do terreno.

Resposta ClaroBlog

Fabio, para cadastrar seu terreno é necessário que você que entre em contato com o Atendimento. Havendo interesse da Claro, entraremos em contato com você, tá bom! Tiago W, equipe ClaroBlog


Cesar / segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Eu tenho uma propriedade a uns 10km de distancia da minha residencia, minha residencia e no 1°anda, eu queria saber que tipo de antena ou poderia estar colocando, para monitorar minha propriedade?

Resposta ClaroBlog

Cesar, não compreendemos muito bem a sua dúvida. De qualquer modo, só podemos responder por produtos e serviços que a Claro realiza, tá bom! Qualquer coisa, deixe-nos outro comentário. Lu Romero, equipe ClaroBlog


Helirene Fatima de Lima / quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Bom dia! Está sendo negociada no momento a colocação de uma antena da claro no edifício onde moro. Eu moro no último andar do prédio. Meu irmão tem 39 anos e usa um marcapasso no coração. Seu médico o aconselhou a não ficar perto de microondas quando este estiver ligado. Da mesma forma que ele tem que passar em lugar diferente para entrar no banco e na revista do aeroporto. Minha pergunta é: O meu irmão corre risco com esta instalação?

Resposta ClaroBlog

Helirene, como explicamos aqui no post, as antenas de estações celulares transmitem sinais de baixa potência, incapazes de causar algum efeito na saúde das pessoas. Mas, indicamos que converse com um médico, se achar necessário, para ficar mais tranquila :) Lu Romero, equipe ClaroBlog


Marinesio / quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Tenho um terreno na serra sede e quero coloca-lo a disposiçao para alugar para antena como faço

Resposta ClaroBlog

Marinesio, pedimos, por favor, que entre em contato com o Atendimento para registrar o seu terreno. Havendo interesse da Claro, entraremos em contato com você, tá bom! Tiago W, equipe ClaroBlog


Luis Carlos Mariano / segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

eu tenho um terreno que pode ser colocado uma antena o sinal aqui ficou péssimo depois que colocaram uma antena da vivo se houver interese entre em contato comigo obrigado

Resposta ClaroBlog

Luis, pedimos, por gentileza, que entre em contato com o Atendimento para registrar o seu terreno. Havendo interesse da Claro, entraremos em contato com você. Tiago W, equipe ClaroBlog


cristina / segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

boa noite.. não é isso que queria saber não. não tem nada haver com qustão da saude.o que quero saber se uma pode interferir na outra ocasinando problemaou seja interferençias ,problemas com sinal.

Resposta ClaroBlog

Cristina, como as antenas de celulares transmitem a mesma frequência eletromagnética, não haverá dificuldades no sinal por culpa delas estarem muito próximas umas das outras. Essas dificuldades com interferências são mais comuns em locais distantes das antenas ou quando existem obstáculos físicos e meteorológicos. Lu Romero, equipe ClaroBlog


cristina / quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

boanoite....gostaria quevcs me tirassem uma duvida???/ tem algum problema ter 2antenas em memso terreno sendo que cadauma em parte????da lagum problema ???/tenho um conheçidoq uemtem duas de duasmepresa enunca deu problema.mas msmo assim fico comreceio>>>

Resposta ClaroBlog

Cristina, caso você esteja falando sobre a relação das antenas e alguns problemas de saúde, como explicamos no post, as antenas de estações celulares transmitem sinais de baixa potência, incapazes de causar algum efeito na saúde das pessoas, pode ficar tranquila, tá! Tiago W, equipe ClaroBlog


Rafael / terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Essa questão tem um grande problema. A dificuldade de de obter um resultado preciso sobre o malefício causado por essas antenas. Foi o caso do cigarro por exemplo. Só depois de décadas é que se percebeu que ele poderia causar problemas de saúde até porque não ê todo mundo que fuma que morre disso. Então o estudo, que se enta fazendo nesse momento é. Vamos monitorar durante 100 anos os problemas de saúde de pessoas que moram perto de antena de transmissão, e comparar com pessoas queiram afastadas para então ter uma estimativa do que pode ocorrer. Mas, mesmo depois de 100 anos o resultado poderá ser dúbio.

Jorge de Souza Alves / terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Boa tarde venho por meios deste pedir esclarecimento so instalaçao de Antenas para celular moro em um Bairro e construirao um bloco de moradia de 3 andar cada um toatlizando 12 apartamentos agora o sindico arrendou para uma operadora de telefonia para ser estalada antena celular no tope do predio famos informados que traz poblema de saude gostaria de saber mas sobre risco de conser e outro malificio desde ja o meu muito obrigado

Resposta ClaroBlog

Jorge, como explicamos aqui no post, as antenas de estações celulares transmitem sinais de baixa potência, incapazes de causar algum efeito na saúde das pessoas, tá bom! Tiago W, equipe ClaroBlog


Patricia / segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Tenho uma área em que os representantes da claro estiveram pessoalmente e tinham mto interesse porem o antigo dono das terras não aceitou alugaro espaço pra colocação da antena. Hoje eu possuo essas terras e tenho interesse em saber como funciona. O local e as cidades perto não tem sinal da claro ainda. Tentei contato no 1052 e não tive sucesso na ligação. Gostaria de saber numeros ou que entrassem em contato. Grata, patricia

Resposta ClaroBlog

Patricia, é lá no 1052 que você registra seu interesse mesmo, tá! Pedimos que tente novamente um contato com nossos atendentes. Qualquer coisa, estamos por aqui. Lu Romero, equipe ClaroBlog


francisco evaldo / quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

qual o numero de atendimento da claro que pssamos falar a respeito de locaçao de terreno para antenas

Resposta ClaroBlog

Francisco, para registrar seu interesse entre em contato com nosso Atendimento pelo 1052, ok! Tiago W, equipe ClaroBlog


MELKA MADJAR / terça-feira, 10 de janeiro de 2012

OLá, sou Melka, moro em São Paulo zona sul e gostaria de saber se é possivel medir a radiação no meu apartamento. Uma vez que tenho filhos pequenos, uma possivel gravidez e uma antena como vizinha. Se há esta possibilidade, a quem eu devo recorrer? Podem me orientar? desde já agradeço.

Resposta ClaroBlog

Melka, como explicamos no post, a potência de radiação emitida por nossas antenas não traz risco algum para sua saúde ou a dos seus filhos. Qualquer dúvida, estamos aqui, tá bom! Tiago W, equipe ClaroBlog


Angela Dias / quinta-feira, 1 de março de 2012

Desejo saber melhor sobre as antenas e como conseguir umas para ser instaladas no meu lote. Ele fica num lugar alto e minha região seria melhor atendida.Como devo proceder? Existe algum perigo? Agradeço antecipado. Aguardo resposta. Angela

Resposta ClaroBlog

Angela, como explicamos aqui no post, as antenas de telefonia não oferecem dano algum à saúde. Para disponibilizar seu terreno para o aluguel da Claro, é necessário falar com o Atendimento, tá! Por lá eles irão registrá-lo e, havendo interesse da Claro, uma equipe entrará em contato com você. Lu Romero, equipe ClaroBlog


ROSIANE MARIA SILVA DE ARAUJO / quinta-feira, 1 de março de 2012

tenho um terreno em moreno e algumas pessoas da claro viram e se interresaram bastante pelo terreno,gostaria que vocês entrassem em contato comigo por telefone ou email.não gostaria que esse recado fosse publicado.ROSIANE OBRIGADA

Resposta ClaroBlog

Rosiane, pedimos, por gentileza, que entre em contato com o Atendimento para registrar o seu terreno. Havendo interesse da Claro, entraremos em contato com você. Tiago W, equipe ClaroBlog


Alessandro / quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Tenho um terreno pra alugar em Laranjal do Jari/AP, se estiverem interessados me informe.

Resposta ClaroBlog

Alessandro, pedimos, por favor, que entre em contato com o Atendimento para registrar o seu interesse. Então, havendo interesse da Claro, entraremos em contato com você. Tiago W, equipe ClaroBlog


Katharina / quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Temos um terreno na cidade de Aguas de Santa Barbara, no interior de SP e ja temos o interesse da Vivo para locacao, gostaria de saber se a Claro tambem nao se interessa no ponto, pois fica muito proximo do centro da cidade. La no centro de Aguas de Santa Barbara o sinal da Claro ainda e ruim.

Resposta ClaroBlog

Katharina, pedimos, por gentileza, que entre em contato com o Atendimento para registrar a localização do seu terreno e o seu interesse em locá-lo para a Claro. Aí, qualquer coisa, entraremos em contato com você. Lu Romero, equipe ClaroBlog


eduardo / quarta-feira, 30 de novembro de 2011

passe o numero do atendimento ou repasse minha solicitaçao ao setor se a interesse da claro em colocar uma antena em meu terreno obgdo

Resposta ClaroBlog

Eduardo, é necessário que você registre a disponibilidade do seu terreno no Atendimento 1052. Caso a Claro tenha interesse, entraremos em contato. Para facilitar o processo tenha em mãos documentos pessoais, como RG e CPF. Dea Franco, equipe ClaroBlog


Danieve Batista / segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Olá, Por favor me tirem uma dúvida. Minha familia alugou uma casa de praia, onde ao lado existe uma torre de celular, a área é toda cercada + faz parte do terreno da casa alugada. O fato de passarmos 1 mês no local, causará algum mal as nossas saúde? Obrigada.

Resposta ClaroBlog

Danieve, bem aqui embaixo, respondemos sobre isso para o Maurício. Dê uma conferida e, se restarem dúvidas, conte para a gente. Lu Romero, equipe ClaroBlog


mauricio / segunda-feira, 28 de novembro de 2011

vou fazer um trabalho em sima de uma torre futuramente,para instalar conecçao de internet, quais os cuidados que devo ter devido a radiaçao

Resposta ClaroBlog

Mauricio, como explicamos aqui no post, as antenas de estações celulares transmitem sinais de baixa potência, incapazes de causar algum efeito na saúde das pessoas, tá! Pode ficar tranquilo. Lu Romero, equipe ClaroBlog


eduardo / segunda-feira, 28 de novembro de 2011

tenho um terreno em jardinopolis sp la nao pega celular queria saber a possibilidade e se tem interesse em alugar e instalar em meu terreno tem 5280m km 325 da anhanguera obgada

Resposta ClaroBlog

Eduardo, pedimos, por gentileza, que entre em contato com o Atendimento para registrar o seu interesse. Aí, havendo interesse da Claro, entraremos em contato com você. Lu Romero, equipe ClaroBlog


Mariana Macêdo / sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Estou construindo minha casa a exatos 15 metros de onde fica uma torre de vcs!Estou gravida e gostaria de saber se essa distancia pode afetar a minha saúde ou a do meu bebe? Escuto muitos comentários sobre a radiação emitida pelas antenas,e gostaria de saber se realmente é seguros morar perto delas? Desde ja agradeço a resposta!

Resposta ClaroBlog

Mariana, como explicamos no post, a potência de radiação emitida por nossas antenas não traz riscos algum á saúde. Nem para você, nem para o seu bebê. Qualquer dúvida estamos aqui. Lu Romero, equipe ClaroBlog


monica maia goz / quarta-feira, 16 de novembro de 2011

minha casa terminou de ser construia,ao lado de uma antena de vcs na barra da tijuca,porem o terreno encontra-se as escuras e sem cadeado no portão ,facilitando a entrada de pessoas e deixando minha casa vunerável.Gostaria que vcs tomassem providencias em relação a luz e ao portão aberto. grata

Resposta ClaroBlog

Monica, obrigada pela informação. Pedimos, por gentileza, que entre em contato com o Atendimento para registrar esse fato, ok! Eles irão registrar sua solicitação e encaminhar para a área responsável. Lu Romero, equipe ClaroBlog


Jucélia Almeida / segunda-feira, 11 de julho de 2011

Olá Gostaria de alugar um terreno para a antena, liguei no nr 1052, não tem oção para falar com a atendente, como devo fazer para informar que tenho interesse? Desde já agradeço a atenção.

Resposta ClaroBlog

Jucélia, a única maneira de cadastrar o seu interesse de alugar o terreno é entrando em contato com o nosso Atendimento. Acesse www.claro.com.br > Atendimento > Tipos de Atendimento e Status do Protocolo para conhecer todos os nossos canais disponíveis. Dea Franco, equipe ClaroBlog


ADRIANA REGINA SILVA OLIVEIRA / terça-feira, 11 de janeiro de 2011

gostaria de alugar um terreno em ribeirao preto no bairro jardim santa rita 5x30 para antenas de celular.

Resposta ClaroBlog

Adriana, para essa situação você deve entrar em contato com o 1052 e falar que está interessada em disponibilizar o seu terreno. Tenha em mãos documentos como RG e CPF. Caso haja interesse, entraremos em contato. Dea Franco, equipe ClaroBlog


ana / sexta-feira, 14 de outubro de 2011

gostaria de saber como a prefeitura de rib .preto autorizou uma antena da claro em um bairro residencial e que nao pode ter comercio .na rua hermenegildo de andrea cidade universitaria .

AHGB / quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Oi Gostaria de saber se a Claro aluga só o terreno para coloções de antena ou pode ser um terreno com residência ?

Resposta ClaroBlog

Ahgb, você deve manifestar esse seu interesse lá com o Atendimento. É só contatá-los e passar o endereço certinho do seu terreno e seus telefones. Aí, se a Claro se interessar pela localização, entrará em contato com você, ok! Lu Romero, equipe ClaroBlog


Reinaldo Scholtão / segunda-feira, 9 de maio de 2011

Olá boa noite!Tenho um terreno registrado e todo legalizado,o mesmo mede 500m2 está localizado em São vicente(sp).Gostaria de saber com faço para alugar se for de interesse de vossa empresa. Obs:Bairro do Japuí SV.

Resposta ClaroBlog

Reinaldo, esse processo funciona da seguinte maneira: primeiro você liga para o Atendimento 1052, fala com um atendente nosso e registra seu interesse em disponibilizar seu terreno para que aluguemos. Aí, passando todos os dados que ele pedir para você, seu cadastro ficará armazenado em nosso sistema. Depois disso, havendo interesse da Claro no lugar que está disponibilizando, entraremos em contato com você. Lu Romero, equipe ClaroBlog


Roberto Ferreira de Sousa / domingo, 9 de janeiro de 2011

Em geral, as estações que ficam nas torres de celular têm potência de 100 Watts. Gostaria de saber qual a potencia da antena do Município de Madalena no Ceará? Porque na minha Fazenda o sinal da Claro era bom, mas faz um mês o sinal ficou fraco que raramente se consegue uma ligação. (O que aconteceu baixarão a potencia da antena!)

Resposta ClaroBlog

Roberto, essa instabilidade na conexão pode estar acontecendo por diversos fatores que influenciam na performance da velocidade de um Plano Banda Larga 3G. Alguns desses fatores são: geográficos, climáticos, topográficos e urbanos. Além desses, temos também a distância entre o equipamento e a antena e a quantidade de clientes utilizando na mesma região. Para mais detalhes, entre em contato com o Atendimento para que seja feita uma análise. Stella Toledo, equipe ClaroBlog


Andréia / quarta-feira, 31 de agosto de 2011

como alguem já comentou, eu moro bem proximo a duas antenas de celular e fico ouvindo diversos comentarios sobre riscos a minha saúde e da minha família, gostaria de saber a realidade disso....posso dormir sossegada?? ou devo me mudar desse local??

Resposta ClaroBlog

Andréia, pode ficar tranquila. Como disse o Eduardo Javier aqui nesse post, a radiação NÃO IONIZANTE, onde atuam os telefones celulares, não oferece risco à saúde, por possuir um grau de radiação muito baixo. Além disso, a Claro adota o limite de exposição a radiações não-ionizantes definido pela Anatel, que é o mesmo limite proposto pela Comissão Internacional de Proteção contra Radiações Não Ionizantes. Nada acontecerá a sua saúde! Stella Toledo, equipe ClaroBlog


Gabriella de Kassia da Paixao / terça-feira, 30 de agosto de 2011

Boa noite! gostaria de saber como deve ser o procedimento para locar um terreno que tenho em Iamaracá-PE para a operadora instalar uma atena. o terreno fica bem localizado e tem toda documentação . Espero uma resposta, Desde ja agradecida

Resposta ClaroBlog

Gabriella, para essa situação, entre em contato com o nosso Atendimento e diga que está interessada em disponibilizar seu terreno. Tenha em mãos documentos e forneça os dados ao nosso atendente. Havendo interesse da Claro, entraremos em contato com você. Stella Toledo, equipe ClaroBlog


Chana / sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Olá. Nosso condominio têm interesse em oferecer aluguel para instalação de antena Claro, visto que há uma antena da Claro em frente ao nosso prédio e acreditamos que o terreno seja alugado também, temos interesse em negociar. Qual o procedimento? Rua Saldanha da Gama, Centro- São Leopoldo- RS

Resposta ClaroBlog

Chana, o procedimento é assim: você deve ligar para nosso Atendimento 1052, falar com um de nossos atendentes e manifestar que está interessada em disponibilizar seu terreno para que aluguemos. Passe todos os dados que te forem solicitados do terreno para que o mesmo fique cadastrado em nosso sistema. Aí, havendo interesse da Claro, entraremos em contato com você, ok! Lu Romero, equipe ClaroBlog


Marcos Eduardo / sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Boa Tarde, Tenho uma duvida minha casa é muito perto a uma torre de telefonia... eu nao entendi muito ali em cima a resposta... assim, as pessoas que moram ao lado dessa antena tem alguma probabilidade a mais de ter algo que pessoas que moram longe? pq mesmo emitindo "baixa"frequencia... ela emite uma frequencia diaria sobre a pessoa e sua familia.

Resposta ClaroBlog

Marcos, como respondido no post, as antenas de celulares não oferecem risco à saúde. Ela emitem readiações de potência muito baixa, independentemente se você estiver perto ou longe de uma antena, ok! Pode ficar tranquilo. Lu Romero, equipe ClaroBlog


Antonio Galdino / segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Sou cliente da claro e na região de Sapé aqui na paraíba o sinal anda muito ruim principalmente na zona rural e gostaria de saber quais os critérios para alugar terreno para instalação de antenas,tenho um terreno em área de Assentamento e queria saber se vocêS se colocam antenas neste locais.quero que a claro melhore o sinal aki na minha comunidade para facilitar minha vida e das outras pessoas que mora aki nessa região rural de Sapé-pb pois precisamos de um sinal de telefonia de qualidade se enteressa empresa posso alugar.abraço aguardo resposta.

Resposta ClaroBlog

Antonio, dificuldades com o nosso sinal devem ser reportadas ao nosso Atendimento. Só por lá eles conseguem verificar a frequência exata que está chegando a uma determinada região e analisar se melhorias são necessárias. Sobre disponibilizar o seu terreno para alugarmos, você também precisa registrar isso com o nosso Atendimento 1052. Com eles você consegue cadastrar todos os dados da sua propriedade para que a Claro verifique se tem interesse na sua proposta. Havendo, entramos em contato com você. Lu Romero, equipe ClaroBlog


Emily I. Philipps / sábado, 8 de outubro de 2011

Claro sempre ajudando a gente né (: adorei, ajudou bastante com o meu trabalho ! Bgd sz

Silvia / terça-feira, 26 de julho de 2011

Olá, gostaria de saber qual o valor que a Claro paga para aluguel de um trecho de terreno para instalação de antena. Há algum critério para definição desse valor? Um valor por m²? Aguardo.

Resposta ClaroBlog

Silvia, aqui pelo blog não conseguimos passar esse tipo de informação. O que sugerimos, é que você entre em contato com o nosso Atendimento pelo 1052, fale com um de nossos atendentes e registre o seu interesse para alugar o terreno. Tenha em mãos seus documentos principais (RG, CPF) para facilitar o processo. Caso haja interesse, a Claro entrará em contato com você. Stella Toledo, equipe ClaroBlog


Luciana Menezes Augustinho / sexta-feira, 15 de julho de 2011

"Tenho um terreno vazio em Itaborai, RJ e gostaria de alugar para instalação de antenas para, por favor se houver interesse, entre em contato. Obrigada, Luciana" Já Liguei para 1052 e não consegui. Por favor, preciso de ajuda, obrigada

Resposta ClaroBlog

Olá, Luciana. A única maneira de cadastrar o seu interesse de oferta do terreno é entrando em contato com o Atendimento 1052. Não temos como fazer isso por aqui. Ligue lá e selecione a opção de falar com um atendente. Tenha em mãos seus principais documentos, pois eles serão solicitados no momento do cadastro. Se tiver dificuldades novamente, entre em contato com a gente. Lu Romero, equipe ClaroBlog


Luciana Joice / terça-feira, 7 de junho de 2011

olá... gostaria muito de saber em qual telefone da claro, ou site em que me devo cadastrar meus dados de interesse para alugar meu terreno para a APERADORA DA CLARO de telefonia celular pois não sei se é pelo site ou telefone mesmo! se for site me mande o link por favor , se não o numero exato do atendimento para isso!.... obrigada pela atenção espero resposta!!!!!!

Resposta ClaroBlog

Olá, Luciana. Para informar o seu interesse em alugar o terreno, basta ligar no nosso Atendimento, discando 1052 de qualquer telefone, e passar todas as informações necessárias a um de nossas atendentes. Após isso, a Claro entrará em contato com você caso haja interesse. Lu Romero, equipe ClaroBlog


HEYDER MIGLIORA / sexta-feira, 17 de junho de 2011

Quando ha uma antena de celular em cima de um prédio há risco para os moradores . Pergunto isso pois estou prestes a comprar um apartamento no ultimo anar e neste prédio tem uma antena de celular . Pode me enviar informações detalhadas . Obrigado

Resposta ClaroBlog

Heyder, conforme dissemos no post, não é preciso se preocupar, pois a radiação emitida pelos celulares e antenas que transmitem o sinal é considerada não ionizante. Isso quer dizer que não oferecem danos à saúde, principalmente, porque emitem sinais de potência muito baixos. Se ficar alguma dúvida é só nos dizer. Mari Dutra, equipe ClaroBlog


ELIA DE CASTRO / quarta-feira, 25 de maio de 2011

bom dia esta semana ums senhores vieram aqui em minha residencia desejando compra o meu terreno para estalarem uma antena da tim de internete meu marido afirmou que nao vendia e ele mostraram um mapa que a tim fez com a imagem do meu terreno,mas acabaram comprando o terreno mais abaixo do meu, entao soube que eu poderia alugar para operadora de telefonia celular, vi umas postagens abaixo de outros intersados e tentei fazer os procedimentos sem muito sucesso. gostaria de saber se vcs poderiam entrar em contato comigo. desde ja agradeço.

Resposta ClaroBlog

Elia, como dissemos aqui, você precisa entrar em contato com o Atendimento para registrar o seu interesse e ter em mãos seus dados que poderão ser pedidos. Sua proposta será encaminhada para a área responsável que vai analisar a viabilidade. Caso haja o interesse, a Claro entrará em contato com você. Stella Toledo, equipe ClaroBlog


alexander marinho / sexta-feira, 20 de maio de 2011

Bom dia tenho um espaço para antes e quero alugar em Campo Grande (Rio de Janeiro). obs proximo ao shopping em construçao.

Resposta ClaroBlog

Alexander, para essa solicitação você deve entrar em contato com o nosso Atendimento e fornecer os dados necessários para registrar essa informação. Depois disso, a Claro irá avaliar e retornar caso tenha interesse na proposta. Mari Dutra, equipe ClaroBlog


olivio / terça-feira, 17 de maio de 2011

tenho um terreno em iperó interior de são paulo,gostaria de saber sobre instalação de antena no local se houver interesse estou aberto a proposta.Obrigado.

Resposta ClaroBlog

Olivio, aqui embaixo nós respondemos a dúvida da Luciana que é bem parecida com a sua. Dá uma olhadinha lá. Stella Toledo, equipe ClaroBlog


Luciana Menezes Augustinho / terça-feira, 17 de maio de 2011

Tenho um terreno vazio em Itaborai, RJ e gostaria de alugar para instalação de antenas para, por favor se houver interesse, entre em contato. Obrigada, Luciana

Resposta ClaroBlog

Luciana, por favor, entre em contato com o nosso Atendimento para registrar seu interesse. Tenha seus dados em mãos e após o cadastro, sua proposta será encaminhada para a área responsável estudar a viabilidade. Se houver interesse, a Claro entrará em contato com você. Stella Toledo, equipe ClaroBlog


Luis Carlos Ernega / quinta-feira, 5 de maio de 2011

Tenho um terreno localizado em Itaquera gostaria de localo para instalação de antena, o terreno já esta murado, calçado, com luz, agua e esgoto, todos documentos em ordem é proximo a subprefeitura de Itaquera

Resposta ClaroBlog

Luis, nesse caso entre em contato com o nosso Atendimento para cadastrar a sua solicitação. Tenha em mãos os dados do terreno, após isso será encaminhado para a área responsável e caso haja interesse no local a Claro entrará em contato com você. Mari Dutra, equipe ClaroBlog


Kellmer Diogenes / terça-feira, 5 de abril de 2011

Tenho um terreno localizado em Mg -juiz de fora em uma localidade nobre da cidade onde possui uma dificuldade de transmissão de sinal de qualquer operadora de celular. Gostaria de contribuir para o desenvolvimento da empresa, em alugar um espaço para a melhoria da cobertura de sinal da empresa.

Resposta ClaroBlog

Kellmer, você pode registrar o seu interesse entrando em contato com o nosso Atendimento pelo 1052. Tenha seus dados em mãos que a sua proposta será encaminhada a área responsável para que seja estudada a viabilidade. Havendo interesse, nós entraremos em contato com você. Stella Toledo, equipe ClaroBlog


PAULO CABRAL / sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

tenho um terreno bem localizado no bairro de vila formosa- SP , como eu faço para locar para a empresa Claro ... para fatura instalaçao de antena

Resposta ClaroBlog

Paulo, acesse o Atendimento por E-mail (banner lateral) e envie o endereço completo do local, além de telefones de contato. Se houver interesse, a Claro entrará em contato, ok. Cris Prado, equipe ClaroBlog


Rosangela / quarta-feira, 1 de junho de 2011

Bom dia,quero avisar que este site da claro não funciona,pois estou tentando a dias mandar email para claro a respeito de um terreno de 4.000mts para instalação de antena da claro pois aqui em minha região o sinal é péssimo,sou cliente claro e estarei mudando de operadora pois quando mais preciso usar o cel .não funciona.

Resposta ClaroBlog

Vamos por partes, Rosangela. Acabamos de testar o Atendimento por E-mail e está ok. Você está com alguma dificuldade em acessar a Minha Claro especificamente? Nesse caso, converse com um atendente para sinalizar sua dificuldade de acesso. E também aproveite para falar sobre a rede na sua região, pois assim será possível tomar as providências necessárias, ok! Cris Prado, equipe ClaroBlog


Edilberto Bittencourt / sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Bom dia. Ontem fiz uma comentário/reclamação no tocante ao um barulho excessivo vindo de uma antena (estação) ao lado de minha residência, mas como não obtive retorno, bem como a publicação deste contéudo, indago como andas esse e-mail e qual o numero de protocolo para futuro acompanhamento.

Resposta ClaroBlog

Edilberto, é necessário que você entre em contato com o Atendimento para registrar sua insatisfação e obter o número de protocolo. O blog é um canal de relacionamento para a troca de ideias de assuntos coletivos. Clique no banner lateral para conhecer os canais disponíveis. Dani de Oliveira, equipe ClaroBlog


Marcelo / quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Moro num apto cuja janela dá de cara para uma antena de ceulular, a distância fica em aproximadamente 20 - 30 metros. Há possibilidade de haver alguma complicação para a saúde?

Resposta ClaroBlog

Marcelo, como foi dito aqui no post, as antenas de celulares não oferecem riscos à saúde. Dani de Oliveira, equipe ClaroBlog


Nazira de Moraes / quinta-feira, 11 de março de 2010

Moro na cidade de Juquitiba/SP e aqui é difìcialguém ter um celular com a linha da CLARO, sabe por que? Embora tendo os melhores planos e possuírem os aparelhos mais bonitos do mercado, acho que não investem como deveria em torres de transmissão, o que nos ajudaria muito , pois por não termos outra opção , temos que usar somente um tipo de operadora : VIVO. Então resolvi escrever para vocês e dizer que tenho um terreno com 14000 m2 , localizado na parte mais alta da cidade, e também fazendo parte do centro fazendo distância de cerca de 100 metros ou até mais de área residêncial. Se interessar a locação do mesmo, entre em contato por e-mail. A cidade ficará muito agradecida. Desde já fico no aguardo.

Resposta ClaroBlog

Nazira, você pode entrar em contato com o Atendimento para registrar a sugestão do terreno. Vai ser preciso passar o endereço completo e telefone para contato. Se houver interesse, o pessoal que cuida desse assunto aqui entrará em contato com você. Dani de Oliveira, equipe ClaroBlog


Jose Henrique Bonci Nunes / quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Ola bom dia, moro no municipio de Lavrinhas no Bairro Capela do Jacu, e o celular la é muito ruim pois o Bairro fica em um lugar baixo, tenho um terreno aonde pode ser instalado uma antena de telefonia celular, sera que é possivel fazer um estudo sobre este caso.

Resposta ClaroBlog

José Henrique, você pode acessar o banner lateral e escolher Fale Conosco > Atendimento Claro. Na mensagem você deve enviar o endereço completo do terreno e telefones de contato. Se houver interesse, a Claro entrará em contato. Cris Prado, equipe ClaroBlog


Rafael / segunda-feira, 25 de outubro de 2010

no meu sítio o sinal é muito fraco e em determinados locais nem funciona, estou querendo instalar um repetidor de sinal, minha pergunta é se o uso é permitido

Resposta ClaroBlog

Rafael, não recomendamos o uso desse tipo de acessório. O correto é você entrar em contato com o Atendimento para que verifiquem o que está acontecendo com o sinal aí. Clique no banner lateral para conhecer as opções disponíveis. Dani de Oliveira, equipe ClaroBlog


Sonia / terça-feira, 19 de outubro de 2010

Comprei um plano, porque estava pegando sinal onde eu moro no sito em Dois Vizinhos, mas de uns dias pra cá não pega mais o que devo fazer?? já que tenho antena externa e não tá funcionando..tem horas que tem uma torre , derepente some aquela tbm e fico sem telefone, gostaria de saber o que tá acontecendo...porque no que eu instalei a antena pegava maravilhosamente bem e agora não funciona mais????

Resposta ClaroBlog

Sonia, a Claro não recomenda o uso de antenas externas. O correto é você contatar o Atendimento para que possam verificar o que está acontecendo com sua conexão. Clique no banner lateral para ver os canais disponíveis. Dani de Oliveira, equipe ClaroBlog


Antonio Carlos / terça-feira, 21 de setembro de 2010

gostaria de saber como alugar um terreno para colocar um antena de celular . moro no bairro bougainville.

Resposta ClaroBlog

Olá, Antônio Carlos! Para oferecer espaço para antena, você deve enviar o endereço completo do terreno e seus telefones de contato para o Atendimento por E-mail. É só clicar www.claro.com.br > Atendimento. Se houver interesse a Claro entra em contato, certo! Cris Prado, equipe ClaroBlog


Danilo Murari / quinta-feira, 22 de julho de 2010

Gostaria de saber se a a possibilidade de instalação de uma torre numa chacara em ouro fino Sao paulo divisa com ribeirão pires tenho uma propriedade no local e la nessecita de sinal pois e complicado sinal de qualquer operadora como posso me informar e com quem sobre esse assunto gostaria de ver essa possibilidade de instalação no local aguardo um contato obrigado!

Resposta ClaroBlog

Olá, Danilo. Para fazer a oferta desse terreno é necessário que acesse o site www.claro.com.br, e escolha a opção Atendimento por e-mail no menu Atendimento. Na mensagem informe o endereço completo da propriedade e o seu telefone de contato. Se for de interesse da Claro alugar o terreno para instalação de uma antena, o pessoal que cuida disso aqui na Claro vai entrar em contato, ok. Obrigada pela visita. Dani de Oliveira, equipe ClaroBlog


wagner / sexta-feira, 18 de junho de 2010

Quantos canais tem uma antena de transição 1800 e 900 e 2100 O que são canais e para que serve em telecomunicações?

Resposta ClaroBlog

Nossa, Wagner, essa dúvida é cabeluda! Vou atrás de alguém pra me ajudar com a resposta e depois posto aqui, ok. Dani de Oliveira, equipe ClaroBlog


jorge ricardo / terça-feira, 6 de julho de 2010

Ola, amigos... gostaria de saber como uma pessoa faz para mostrar interesse em cede um espaço para a instalação de uma torre? Abrs

Resposta ClaroBlog

Olá, Jorge. Esse tipo de sugestão pode ser enviada pelo site www.claro.com.br, aba Minha Claro > Atendimento por E-mail. É necessário que informe o endereço completo e o telefone de contato do proprietário. Se houver interesse em alugar o local, alguém da área responsável vai entrar em contato, ok. Dani de Oliveira, equipe ClaroBlog


Sara Doenha Mota / terça-feira, 6 de julho de 2010

Parabéns pela mattéria. Desejo saber mais sobre a radiação, pois meu esposo faz tratamento de câncer de pele. Estão fazendo uma antena na esquina da minha rua, eu moro na sub-esquina. Estão ainda na base, prevendo terminar em 30 dias. Ji-Paraná - RO.

Resposta ClaroBlog

Obrigada, Sara! E se sua dúvida for sobre a influência da radiação das antenas nas pessoas, nós temos aqui um post sobre isso: "A questão da radiação das antenas de telefonia" (http://www.claroblog.com.br/conteudo.asp?post_id=88). Espero que te ajude! Dani de Oliveira, equipe ClaroBlog


claudia novaes / quarta-feira, 19 de maio de 2010

Tenho um amigo que mora na cidade de Guapimirim, no bairro do Vale das Pedrinhas (trajeto; Magé/Manilha), no Estado do RJ, em que do lado da sua casa, há uma Torre da Claro, sem a luz vermelha que deveria acender á noite, para aviso dos aviões, está sem essa luz á mais de 2 anos, e o medo dele e das casas proximas a essa antena. E ele é cliente da Claro. Aguardo resposta e um pronto atendimento.

Resposta ClaroBlog

Puxa vida, Claudia, essa é uma informação bastante importante e preocupante, afinal de contas, presamos pela segurança das pessoas. Faz assim, entra em contato com o nosso atendimento pelo www.claro.com.br, menu Atendimento, que serão solicitados mais algumas informações importantes para que uma equipe técnica vá até o local e verifique a situação. Bob Gonçalves, equipe ClaroBlog


Douglas / sexta-feira, 4 de junho de 2010

Boa Tarde, sou cliente da claro, já tem dois anos, mas aqui na minha área o sinal não é 3G, e não tem nunca a velocidade que foi contratada, como faço pra saber a torre mais próxima e porque o sinal não é total? Moro em caucaia ceará!

Resposta ClaroBlog

3G e GSM, agora, no detalhe". Nele, ensinamos como você pode consultar a cobertura na sua região. Mas se você estiver com problemas na recepção do sinal, não hesite em entrar em contato com nossos canais de Atendimento, ok. Clique aqui no banner esquerdo e veja quais são. Bob Gonçalves, equipe ClaroBlog


André / domingo, 3 de outubro de 2010

Olá, tenho um Moden ZTE MF 622 que comprei na loja da Claro. Na cidade o sinal é legal e pego bem a internet. Preciso usá-lo também em um sítio. Já o usei lá e peguei a internet só que o sinal parece ser fraco e a internet perde a conexão e tenho que tentar a conexão novamente. Gostaria de saber se com uma antena eu posso melhorar esse sinal e pegar a internet. A distância em linha reta de Itaperuna-RJ é de 25 Km(aproximadamente) e de Laje do Muriaé é de 12 km(aproximadamente) . O sítio fica no alto de uma serra.Obrigado, André Alvim,Miracema-RJ.

Resposta ClaroBlog

Olá, André! A Claro está sempre trabalhando para otimizar a rede e melhorar cada vez mais sua qualidade. Para verificar a questão do sinal no síto, por gentileza, entre em contato com o Atendimento. Eles te darão as orientação corretas, ok! Como a Claro não comercializa acessórios como antenas, não temos como te dar um parecer sobre isso. Cris Prado, equipe ClaroBlog


Liz / quarta-feira, 29 de julho de 2009

Olá! Gostaria de saber quais são os riscos de uma pessoa estar trabalhando dentro de uma central telefônica, exposta à radiação de um Node B, que por razões inerentes ao trabalho feito, está funcionando a sem antena. Considere a distância da mesa de trabalho ao Node B 6m. Obrigada!

Resposta ClaroBlog

Vixe, Liz! Não entendemos sua pergunta, mas ela parece cabeluda e vamos atrás da informação. Mas, antes, explica melhor o que você quis dizer com: "que por razões inerentes ao trabalho feito, está funcionando a sem antena". Daniela de Oliveira, equipe ClaroBlog


Cinthia / sexta-feira, 17 de julho de 2009

Olá! Meu nome é Cinthia e estou realizando um trabalho sobre o efeito do celular na saúde reprodutiva do homem. Gostaria de saber qual a quantidade de onda eletromagnética emitida por cada aparelho (TDMA, GSM e 3G) e se o efeito é cumulativo. Preciso saber tbm do raio de ação, por exemplo se manter o celular na cinura é diferetente do que manter a 1 metro de distância? Obrigada

Resposta ClaroBlog

Olha, Cinthia, todos os aparelhos comercializados pela Claro estão de acordo com as exigências de irradiação da Anatel. Para conseguir as informações que precisa, sugerimos que você entre em contato com os fabricantes de aparelhos ou com o 3GPP, que é o órgão mundial que padroniza o GSM e 3G, tá certo. Abraços e boa sorte na sua pesquisa. Ana Herculano, equipe ClaroBlog


Eric Villar / quinta-feira, 25 de junho de 2009

Bom dia, estou interessado em contratar um plano Claro 3G, porém para o fazer, precisava saber se o 3G da claro (wcdma) também tem a limitação de distancia da ERB máxima de 35 KM. (assim como o GSM, em configuração normal) Possuo um sitio que fica a 38.4 KM de distancia (linha reta; GPS) de uma ERB 3G (com visada). O software Radio Mobile calculou que o enlace de dados era possivel (na frequencia de 850 MHZ com antena externa 20 DBI), ou seja eu teria o sinal disponivel. ( o GSM como utiliza slots de tempo (TDMA), mesmo com sinal não iria funcionar devido a distancia) resta a pergunta: o wcdma tambem tem restrição a distancia ? e qual taxa de transferencia (maxima) possível a esta distancia da ERB ? (visto q o 3g privilegia terminais proximos das ERB). Muito Obrigado. Eric. P.S: Não existe resposta disponivel no site para o dia 30 (como dito na resposta).

Resposta ClaroBlog

Olá, Eric. Seu comentário e resposta foram publicados no dia 30, sim. Mas pode ser que você não tenha encontrado porque você não comentou nesse post, mas sim no "Melhore a Performance de seu Banda Larga 3G – Parte II (MD300 e PC300)". Pra facilitar a busca, segue o link: http://www.claroblog.com.br/conteudo.asp?post_id=38. Ana Herculano, equipe ClaroBlog


ediane bastos / terça-feira, 6 de janeiro de 2009

sou sindica de um condominio e tão querendo colocar um antena de celular .qual os males trazidos pra saude dos ,oradores estou com muitas duvidas .o que posso consutar pra dar melhores esclarecimentos pros moradores?

Resposta ClaroBlog

Olá, Ediane! Falamos um pouco sobre esse assunto aqui no Blog. Leia o post http://www.claroblog.com.br/conteudo.asp?post_id=88 e veja se esclarece algumas de suas dúvidas, ok. Dani de Oliveira, equipe ClaroBlog


renato martins / sexta-feira, 24 de abril de 2009

parabens pelo blog! eu tenho uma pergunta e nao consigo resposta, talvez consiga agora: 1=moro em jaguare ES aqui tem claro 2g e gostaria de saber se a planos da claro trazer o 3g pra ca 2=eu moro em um sitio a 10km da cidade, aqui e uma regiao plana, isto e nao existe nenhum morro somente matas entre o sitio e a cidade, sera que o sinal 3g consiguira chegar na minha casa, talvez com uma antenA? valeu e parabens

Resposta ClaroBlog

Obrigado pelo comentário e elogio, Renato. Por motivos estratégicos e principalmente por que envolve uma série de fatores técnicos, não é possível precisar a implatanção da cobertura 3G na sua localidade. Sobre o sinal chegar até o seu sítio, não podemos prever sem uma análise detalhada, o que somente será possível quando a rede 3G já estiver implantada. Bob Gonçalves, equipe ClaroBlog


Tatyane / quarta-feira, 4 de março de 2009

Gostaria de saber quando vai funcionar o sinal na cidade de Abdon Batista SC, minha prima mora lá e queria comprar um telefone de vcs. Obrigada

Resposta ClaroBlog

Tatyane, as datas de lançamento não são divulgadas. Diversos fatores técnicos, burocráticos e estratégicos existem para estas liberações, o que deixa o processo um pouco demorado. Mas saiba que a Claro está trabalhando para atender cada vez mais cidades neste ano de 2009. Dani de Oliveira, equipe ClaroBlog


Evander Lima / terça-feira, 31 de março de 2009

como podemos medir a potencia que uma antena de celular emite, se ela está enviando sinal com 100%?

Resposta ClaroBlog

Evander, é possível medir a potência recebida em determinado local e estimar a potência enviada através de uma antena receptora acoplada a um medidor de potência ajustado na freqüência de operação ou através de um analisador de espectro, que mostra a potência recebida pela antena de teste em todas as freqüências. Qualquer pessoa que tenha estes equipamentos (antenas e analisador de espectro) e saiba a freqüência de operação pode estimar a potência enviada por uma antena transmissora (de qualquer serviço, não somente celular). Um analisador de espectro é um equipamento muito caro que requer calibração periódica e portanto não é um equipamento de fácil acesso. Já um medidor de radiação eletromagnética é mais simples de usar, mais acessível e indica a radiação eletromagnética total em determinado ponto, somando todos os sinais que chegam, independente da freqüência de operação e da origem. Juliana Godoy, equipe ClaroBlog


Evander Lima / segunda-feira, 16 de março de 2009

olá gostaria de saber o porque de o nome da minha cidade não ser encontrado quando fazemos a pesquisa de cobertura nacional? E nós temos a cobertura da claro. moro em Croatá-Ce

Resposta ClaroBlog

Olá Evander, Croatá consta sim na lista de cidades com cobertura GSM da Claro. Ao selecionar o estado do Ceará, digite "Cro", que logo em seguida, aparecerá Croatá. Juliana Godoy, equipe ClaroBlog


Eric Villar Muller / quinta-feira, 2 de abril de 2009

Bom dia, estou interessado em contratar um plano Claro 3G, porém para o fazer, precisava saber se o 3G da claro (wcdma) também tem a limitação de distancia da ERB máxima de 35 KM. (assim como o GSM, em configuração normal) Possuo um sitio que fica a 38.4 KM de distancia (linha reta; GPS) de uma ERB 3G (com visada). O software Radio Mobile calculou que o enlace de dados era possivel (na frequencia de 850 MHZ com antena externa 20 DBI), ou seja eu teria o sinal disponivel. ( o GSM como utiliza slots de tempo (TDMA), mesmo com sinal não iria funcionar devido a distancia) resta a pergunta: o wcdma tambem tem restrição a distancia ? e qual taxa de transferencia (maxima) possível a esta distancia da ERB ? (visto q o 3g privilegia terminais proximos das ERB). Muito Obrigado. Eric.

Resposta ClaroBlog

Olá, Eric. Já publicamos uma resposta para o seu comentário do dia 30. Por favor dê uma olhadinha! Dayane Oshiro, equipe ClaroBlog


Flavia / segunda-feira, 2 de março de 2009

Gostaria de saber o telefone para entrar em contato com os responsáveis para instalar uma antena na claro no meu estabelecimento. Grata

Resposta ClaroBlog

Flavia, basta acessar o site www.claro.com.br, clicar na opção "Fale Conosco > Atendimento Claro” e enviar o endereço completo do terreno, além dos telefones de contato do proprietário do local. Se a localização for apropriada, o pessoal responsável entra em contato contigo, ok. Dayane Oshiro, equipe ClaroBlog


VANILTON / quarta-feira, 11 de junho de 2008

Gostaria de saber como faço pra identificar se uma antena é da claro ou de outra operadora? Eu moro em BRASÍLIA, e todas as antenas parecem iguas. Aguardo resposta.

Resposta ClaroBlog

Olá Vanilton, a resposta a essa sua pergunta já está no ar. Por favor, dê uma olhada no seu comentário de 29/10/08. Obrigada. Juliana Godoy, equipe ClaroBlog


Maryleno Chaves Bezerra / sexta-feira, 11 de abril de 2008

Bom dia Claro! Eu sou morador, vizinho de uma das torres de transmição da Claro que ainda está em fase de construção, uso internet via rádio e quero saber se quando a ERB entrar em operação terei algum tipo de problema com meu sinal. além dessa preocupação, tem a questão da rede elétrica, será que não haverá uma sobrecarga na rede da operadora de energia (COELCE) quando essa ERB entra em funcionamento? OBS: Moro em Croatá Ceará a uma distância de +/- 80m de onde ficará a ERB de Croatá. Atenciosamento Maryleno Chaves.

Resposta ClaroBlog

Maryleno, quando é feito o projeto de instalação de uma antena, a rede elétrica é dimensionada pela concessionária de energia para atender a demanda, portanto, não haverá nenhum problema na rede elétrica da vizinhança da torre. Quanto ao sinal de celular na sua residência, ele deve melhorar bastante e, por outro lado, não haverá interferência no sinal da internet porque os sistemas operam em freqüências diferentes. Juliana Godoy, equipe ClaroBlog


everaldo / domingo, 11 de maio de 2008

SÃO PAULO (Reuters) - Um levantamento realizado pela Nokia Siemens Networks mostra que o tráfego de dados pelas redes de celular deve dar saltos de 90 por cento de crescimento ao ano e esgotar a atual capacidade de espectro disponível em 2011. A companhia projeta que o número de usuários de redes de terceira geração, que deve fechar 2008 em 3,5 milhões de pessoas, evolua para 100 milhões até 2013. Na medida em que estiverem em redes que permitem o tráfego de dados, os usuários devem usar cada vez mais o celular para conexões à Internet. Hoje, segundo a companhia, os assinantes utilizam menos de 5 MHz da banda disponível na terceira geração do país, que é de um total de 115 MHz, já que as redes 3G foram lançadas há menos de um ano, no final de 2007. Esse total de espectro deve ser alcançado em 2011, enquanto a demanda projetada para 2013, por exemplo, é mais que o dobro da banda existente, ou 250 MHz. O tráfego de dados projetado para este ano pelas redes móveis, de 35 gigabits por segundo, deve chegar a 1.700 gigabits por segundo em 2013. então pode faltar internet?

Resposta ClaroBlog

Everaldo, a Claro não teve acesso a esse estudo. Portanto, não podemos responder dúvidas sobre um levantamento cujos dados, fonte e premissas nós desconhecemos. Fernanda Neumann, equipe de Marketing da Claro


VANILTON / quarta-feira, 11 de junho de 2008

Olá eu moro em Brasília e gostaria de saber como faço pra identificar as antenas da CLARO aqui.... Se exiSte alguma diferença na cor, modelo ou outra coisa que as diferencia das demais operadoras. GRATO

Resposta ClaroBlog

Vanilton, a Claro possui uma grande quantidade de torres, muitas das quais são compartilhadas com outras operadoras. Não existe uma característica semelhante a todas. Portanto, não conseguimos entrar nesse nível de detalhe nas respostas aqui do blog. Se sua dúvida está relacionada a alguma dificuldade no uso de algum serviço, o ideal é que entre em contato com nosso Atendimento, ligando para o 105 2, ou pelo www.claro.com.br, opção Fale Conosco, e explique os problemas enfrentados. Osmar Soares, equipe ClaroBlog


everaldo / sexta-feira, 11 de abril de 2008

boa tarde parabéns a claro por tá colocando uma antena em minha cidade, Senador Georgino Avelino RN. vai ser muito legal tá no saite da claro e coloccar o nome da minha cidade a lá tá dizendo que essa mesma tá com cobertura da claro. o pessoal já tão instalando a torre aqui, sei que não vai ser 3G, a torre mais próxima daqui fica em Tibau do Sul RN, o sinal é EDGE, será que aqui vai ser EDGE, pois sei que EDGE é melhor que GPRS, essa torre vai ficar aqui no topo de um morre bem alto, dai o sinal pode ser melhor por isso? outra pergunta eu uso um moldem, da claro, e a torre tá lá em tibau, a uns 6klm, com essa torre aquim só um 500 metros do moldem a velocidade vai almentar? esperando resposta>>

Resposta ClaroBlog

Everaldo, quanto mais próximo o cliente está da antena, maior tende a ser a intensidade do sinal e, por conseqüência, maior a velocidade alcançada para troca de dados. Quanto ao fato de a antena estar em um ponto alto, não necessariamente significa que o sinal vai ser melhor, uma vez que a posição da rede é planejada a partir de estudos de engenharia que levam em consideração diversos fatores, como as condições topográficas da área coberta e a região em que prioritariamente o sinal precisa chegar, de acordo com a necessidade de cobertura. Por questões estratégicas, não podemos dar detalhes sobre a expansão da cobertura antes que ela esteja instalada. Mas, de fato, o sinal EDGE costuma ser mais veloz que o GPRS. Osmar Soares, equipe ClaroBlog


Bruno de Oliveira / sexta-feira, 11 de abril de 2008

Olá Claro Blog, interessante a matéria! Fico contente que as respostas dadas nos comentários são objetivas e elaboradas pelo pessoal responsável da empresa. Portanto, aqui vai mais uma pergunta: Possuo um celular 3G/GSM (Nokia N80), porém no cadastro de vocês ele consta apenas como GSM, o que me impede de contratar um pacote de dados com vídeo chamada. Podem me esclarecer o porquê? Obrigado desde já!

Resposta ClaroBlog

Bruno, obrigado pelos elogios ao ClaroBlog. O serviço de vídeo chamadas é exclusivo para clientes cadastrados como 3G. Para cadastrar sua linha na rede 3G, basta ligar para o 105 2, informar que possui o aparelho e deseja fazer a migração da linha GSM para a tecnologia 3G. Uma vez realizado o processo, que será executado em até três dias, você poderá contratar um dos pacote de dados que inclui uma franquia de minutos para vídeo chamadas. Osmar Soares, equipe ClaroBlog


Marcos / sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Gostaria de ter uma dúvida esclarecida. Ex: Quando a Claro disponibiliza a cobertura 3G num determinado município que já possui a cobertura GSM, são instaladas novas antenas exclusivas para a transmissão via 3G ou são utilizadas as mesas ERB já existentes fazendo apenas as mudanças técnicas necessárias?

Resposta ClaroBlog

Olá, Marcos. Pergunta difícil. Para a expansão da cobertura 3G, a equipe de engenharia da Claro faz uma série de estudos na região para garantir a emissão da melhor qualidade de sinal para cada tecnologia. A antena é uma estrutura de aço que vai transmitir esse sinal e pode comportar o transmissor de sinais 3G e GSM, sem que um interfira no outro. Portanto, é possível sim utilizar uma mesma antena para transmitir o sinal GSM e 3G e a Claro geralmente o faz, mas vai depender de cada caso. Em relação a Estação Rádio Base, ela não é a mesma coisa que a antena. Na verdade, a ERB é esse transmissor. Este sim é diferente para os sinais 3G (NodeB) e GSM (BTS). Esperamos ter esclarecido suas dúvidas. Osmar Soares, equipe ClaroBlog


everaldo / quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Boa noite Bom sou morador de Senador Georgiano Avelino RN Daí andarão uns engenheiros da claro procurando um lugar pra colocar um torre aqui, olharão até o terreno do meu pai, mais não deu certo, mais em um terreno vizinho ao nosso deu certo, depois uns dias veio à equipe de sondagem veio até na minha casa pra tirar uns duvidas sobre o terreno, daí ele me falou que acha que até janeiro de 2009 essa torre já entre em operação, mais fiquei com uma duvida, já que ele disse que essa torre é da vivo, mais todo mundo sabia aqui que era da claro, daí vocês podem confirmar se a claro realmente que vai colocar essa torre, ou não, e essas novas torres vão operar com sinal GPRS, EDGE OU 3G. Obrigado pela atenção e estarei esperando a resposta.

Resposta ClaroBlog

Olá, Everaldo. Dá pra confirmar que a Claro esteve na sua cidade e que logo tem novidade chegando por aí! Ainda não há uma data definida, mas a tecnologia disponibilizada será a GSM, ou seja, a conexão poderá ser GPRS ou EDGE. Dayane Oshiro, equipe ClaroBlog


luciano Rodrigues Mattedi / sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Para falar verdade gostei muito dessa matéria sobre as antenas de telefones celular. Mais uma coisa que eu sempre fui curioso de saber é como é por dentro daquelas casas que ficam as antenas. Sou doido para ver como é por dentro!!!

Eliano Jr / quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Eui gostaria de saber como trazer a antena claro para a minha cidades as cidades vizinhas tem e a minha num tem como faço para te a claro na minha cidade? desde de ja agradeço as resposta para meu e-mail eliano.junior@ig.com.br

Resposta ClaroBlog

Olá, Eliano. A Claro está trabalhando para ampliar sua cobertura para todo Brasil, mas, por uma serie de questões, entre elas estratégicas, não divulga prazos para que isso ocorra. Fique atento em www.claro.com.br e confira a ampliação de nossa cobertura. Osmar Soares, equipe ClaroBlog


manuela antoni / sexta-feira, 10 de outubro de 2008

ow!!! muito bacana a atitude da claro em nós informar sobre os riscos que algumas frequencias de antenas oferecem uns certos tipos de riscos! já a claro como sempre se destacando entre as outras com muito mais ideias parabens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! as pessoas que trabalham com o intuíto de sempre nós manterem informados!!

Diego / segunda-feira, 13 de outubro de 2008

=o bela materia, bem interessante e informativa, parabenss ao pessoal por traz do blog da Claro

Resposta ClaroBlog

Obrigada Diego!


Rodrigo / segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Só queria esclarecer uma curiosidade, é quanto ao raio de cobertura que atinge uma ERB em Km.

Resposta ClaroBlog

Olá Rodrigo, interessante a sua dúvida! Vamos lá: o alcance varia muito dependendo da configuração da antena. Existem vários parâmetros que podem alterar esse raio de alcance como: potência irradiada, frequência do sinal, altura e inclinação da antena. Em média, na nossa rede o raio de cobertura de uma antena é de 600 metros em área urbana e 3Km em área rural. Juliana Godoy, equipe Claro Blog


Rafael Henrique / domingo, 10 de agosto de 2008

Em relação aos limites permitidos no Brasil, como fica a fraquência de 2100 MHz que já é utilizada em cidades como por exemplo Belo Horizonte - MG? A fórmula para cálculo é a mesma?

Resposta ClaroBlog

Olá, Rafael. Ótima pergunta! A fórmula apresentada no post refere-se ao cálculo para as freqüências de 400MHz a 2000MHz. No caso da freqüência de 2100MHz, o limite da densidade de potência foi fixada pela Anatel em 10W/ m². Ou seja, no caso de localidades como Belo Horizonte, onde as antenas da Claro operam nesta freqüência, este é o limite respeitado e que não traz qualquer impacto à saúde. Se você quiser saber mais sobre o assunto, dê uma olhadinha na resolução 303 da Anatel, clicando no link: http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalInternet.do. Dayane Oshiro, equipe ClaroBlog


Leonardo Putti / segunda-feira, 10 de março de 2008

Muito legal a idéia da Claro em criar o Claro Blog.... entro sempre pra ver se há informações novas... esse texto sobre a radiação das antenas de celular é muito interessante... Parabéns ã Claro...

Filipe Estima / domingo, 10 de fevereiro de 2008

Bela matéria, bem redigida e esclarecedora. Só aponto um errinho: a falha de concordância em número entre "fazem" e "radiação" na primeira frase. "A radiação emitida pelas antenas de telefonia fazem mal à saúde?" deveria ser "A radiação emitida pelas antenas de telefonia faz mal à saúde?"

Resposta ClaroBlog

Filipe, você tem toda razão, já fiz a correção. Agradeço o "puxão de orelha". Ticiana Werneck, editora ClaroBlog


Mais Acessados
Canal Claro Brasil
Quem disse que aproveitar as coisas boas da vida custa caro? Só no Claro up você parcela o iPhone em 24 vezes com seguro, a partir de R$ 99 por mês, e depois de 12 parcelas já pode pegar...
Views: 10
2 ratings
Time: 00:31 More in Entertainment
Renata e Luana são amigas e clientes do Combo Multi desde dezembro de 2013. Elas não poderiam estar mais felizes, pois como são estudantes toda economia é be...
Views: 2851
34 ratings
Time: 02:23 More in Entertainment