ClaroBlog - ClaroBlog explica: qual a diferença entre web e wap?

 

ClaroBlog explica: qual a diferença entre web e wap?

Anderson Costa, redator Claro Blog / segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Vamos estrear uma nova série aqui no ClaroBlog. A ClaroBlog Explica é para matar suas dúvidas sobre siglas, tecnologias e outras coisas do universo móvel que você sempre quis saber, mas não tinha para quem perguntar. E vamos ao primeiro assunto!

Agora que muita gente navega na internet com o celular, chegam dúvidas sobre páginas WAP. Afinal, o que é  isso? É de comer? É marca de aspirador? Calma, ClaroBlog Explica.

A Web é a interface normal pra internet que você está acostumado a acessar no seu computador: as páginas, os links, as imagens... tudo isso pode ser chamado de web, que vem do inglês e significa “teia”. Nós navegamos numa “teia” de links e páginas, por isso, esse nome. E as páginas aparecem graças a um protocolo que permite ao seu computador “traduzir” todos os bits e bytes em gráficos visíveis.

WAP (Wireless Application Protocol) é um protocolo para internet móvel, que é bem similar ao protocolo de web, mas com recursos específicos para serviços móveis. Já notou que é comum você ser redirecionado para uma versão WAP (ou mobile, como também é chamada) de uma página web quando acessa a internet em seu celular?

Ou seja, web é a interface habitual da internet, que você acessa via PC. O WAP é uma interface móvel, feita para dispositivos portáteis como celulares e smartphones.

 

Acima, a versão normal da página da Claro e a versão WAP logo ao lado, na tela de um celular.

O WAP foi desenvolvido para ser “a internet em versão de bolso”. Com ele, é possível criar uma página pronta para navegação mobile, com design próprio para a tela, sem a necessidade de zoom e com carregamento mais rápido. Leve em conta que, quando da criação, as velocidades de acesso à internet no celular eram bem menores. E o WAP também tinha suporte a funcionalidades específicas, como checar e-mail direto da página, que pouquíssimos sites usaram.

Com o tempo, os navegadores de aparelhos móveis passaram a suportar também a versão web (a mesma que você vê no seu PC) e o WAP foi perdendo terreno. E com o crescimento das velocidades de conexão, começou a valer a pena acessar a versão completa da página na internet quando acessada do celular.

Ainda assim, muitos sites têm sua versão WAP como o próprio Claro Idéias e também portais como Globo.com, UOL, Terra, etc. E tem quem prefira navegar por essas versões, mais cômodas para a tela do celular. Outro que tem sua versão WAP é o Claro Clube, e você pode usá-lo para apresentar seu cartão virtual do programa como substituto do cartão físico. Tá vendo como WAP ajuda?

Por Anderson Costa, redator ClaroBlog

Avalie esse post:
10
COMENTÁRIOS
HIRLAM TAVARES- SÃO LUIS-MA / quarta-feira, 23 de março de 2011

Legal a explicação sobre a internet. Quanto a configuração de aparelhos, é por isso que só compro na Claro! Existe uma operadora que levanta a bandeira do aparelho desbloqueado, mas não diz pro cliente que ele vai passar raiva com acesso a internet e mensagem multimídia.

sergio / sexta-feira, 18 de março de 2011

Ok,Ok! E quanto esta informaçao que vi no site: Aparelhos não homologados. Aparelhos GSM ou 3G homologados pela Claro, comprado em outra operadora: "se o modelo consta no portifólio da Claro, mas não foi adquirido em nossas lojas, portanto >>>está configurado com as características da operadora onde foi adquirido, o cliente poderá ter problemas na utilização de serviços Claro, principalmente com conexão de dados ou Claro Foto (MMS).<<< Caso necessário contate o fabricante." E no meu caso eu venho da TIM e a frequencia modificada quem tem é a VIVO não??!! Na verdade terei mais "lucro" se eu esquecer toda essa historia viu :s Vcs bem que poderiam organizar melhor as coisas por aí,pq ligar para os seus atendentes é coisa de louco.Ainda mais se tratando deste tipo de configuraçao enorme,8 em 10 atendentes,desligam,mandam ir a loja ou inventam historia mirabolantes.Tenho ciência de que melhorias não virão com este comentario(mesmo que vcs encaminhem para analise de melhoria) isso é defeito natural de nós seres humanos e que certamente se vc ja ligou pro 1052 ja sabe comé..

Resposta ClaroBlog

Sérgio, foi como dissemos na resposta anterior. Os aparelhos adquiridos em outras operadoras, vêm de fábrica com as configurações dessa operadora. No entanto, na Claro, o chip já vem com a configuração e, quando inserido num aparelho adquirido na concorrência, este deve fazer a leitura do chip e adequar todas as configurações. Tanto que em alguns modelos, o sistema operacional do celular pergunta se deseja transferir as configurações do chip para o aparelho. Fazendo isso, não deve haver dificuldade na utilização do serviço. Porém, como tudo, há exceções e alguns celulares não atendem ao comando do chip, sendo necessária a configuração manual que pode ser obtida junto ao nosso Atendimento. Resumindo, aparelhos adquiridos na concorrências, podem sim interferir no bom funcionamento dos nossos serviços por causa das configurações de cada operadora. Sobre o Atendimento, pedimos desculpas caso a informação tenha sido divergente da que afirmamos aqui e também pelos desvios de conduta expostos por você. Saiba que essas atitudes não estão de acordo com o padrão de qualidade que almejamos e sim, o seu comentário servirá de exemplo para que situações como essas não voltem a ocorrer. Bob Gonçalves, equipe ClaroBlog


sergio / terça-feira, 15 de março de 2011

Xii,n colocaram meu comentario/duvida de novo! '__' Sem problemas.Ja n navego mais por aqui.. Adeus!

Resposta ClaroBlog

Sergio, seu comentário já está aqui abaixo. Dani de Oliveira, equipe ClaroBlog


Sergio / segunda-feira, 14 de março de 2011

Entendi a questao na qual vcs destacaram web/wap... Agora uma grande duvida minha,eh quanto o acesso aos serviços de dados e mms.Com o aparelho de outra operadora eh inviavel utilizar esses serviços na claro(creio que n so na claro,com o aparelho da claro em outras operadoras e vice versa)uma vez que tive problemas na conexao e ouvi boatos de que era por conta do aparelho ser vendido e configurado pelo fabricante para a operadora,e as mesma trabalham em frequencias diferente,isso IMPOSSIBILITARIA o usuario de gozar destes serviços! Isso me lembra o tal bloqueio net lok,loock..sei la.. ¬¬

Resposta ClaroBlog

Sergio, vamos por partes. Pelo que diz em seu comentário entendemos que você está falando de aparelhos desbloqueados por outras operadoras. Se for isso mesmo, é possível usar o serviço de dados e mms quando você utiliza um chip da Claro neles, somente é necessário que seja feita uma atualização das configurações para uso na nossa rede. Esse processo é muito simples, basta falar com um atendente para que te ajude. Outra questão é verificar se as frequências de rede do aparelho desbloqueado são compatíveis com as frequências de rede da operadora em uso. Por exemplo, se você desbloqueou o aparelho de outra operadora e deseja usar o chip da Claro nele, precisa conferir a compatibilidade das frequências, caso contrário poderá ter restrição no uso do serviço. Esperamos ter ajudado, mas se restar dúvidas é só nos dizer. Dani de Oliveira, equipe ClaroBlog


Diana Pereira Dinos / domingo, 3 de abril de 2011

Tirei todas as minhas duvidas, valeu mesmo.

Whellington / quinta-feira, 3 de março de 2011

Muito interessante, pois nenhum site de telefonia móvel abordaram temas como estes com certeza terá im feedback considerável. Continue assim abordando temas diferenciados e que realmente sirva para o dia a dia no mundo móvel e na vida pessoal.

Eder Oliveira / domingo, 3 de abril de 2011

E como faço para configurar o meu celular para usar a Web? Só consigo acessar a WAP, a Web não. Já aconteceu de quando eu trocar o chip de aparelho, receber SMSs de configs. são elas que eu quero. Como farei para receber essas SMSs de configs? Grato.

Resposta ClaroBlog

Eder, para configurar o seu aparelho para usar o serviço WEB, entre em contato com o pessoal do Atendimento. Você pode clicar no banner do lado esquerdo do blog e escolher um dos canais. Mari Dutra, equipe ClaroBlog


Sergio / domingo, 3 de abril de 2011

Ouxente!! Como vc esquecem de ressaltar tambem a importancia do navegador. A visualizaçao basica ou total de uma pagina,alem de depender do modelo do aparelho,depende do navegador utilizado(Opera,Bolt,Mozila...)no momento.Os navegadores nativos por exemplo são "basicassos" na visuzlizaçao de paginas de sites.. ;)

Resposta ClaroBlog

Olá, Sergio. A nossa ideia com esse post é esclarecer as diferenças entre WEB e WAP. Acabamos não entrando no mérito dos navegadores até por conta da quantidade imensa que temos disponíveis nos dias de hoje. Tanto de nativos como dos que são criados por desenvolvedores e disponibilizados nas lojas de aplicativos. E nem todos os nativos acabam sendo básicos, vide o Safari do iPhone. Obrigada pelo comentário. Mari Dutra, equipe ClaroBlog


ingrid / domingo, 3 de abril de 2011

eu quero senha para claro menssager. e entrar

Resposta ClaroBlog

Ingrid, dá uma olhada no nosso post do blog que fala sobre o Claro Messenger "Claro Messenger: Tcl + com seus amigos" (http://www.claroblog.com.br/conteudo.asp?post_id=696). Se ainda restar dúvidas você pode acessar no nosso site www.claro.com.br > Claro Ideias > Claro Messenger, ou deixar um novo comentário pra gente. Mari Dutra, equipe ClaroBlog


jonathan / segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

MUITO BOA A EXPLICAÇÃO !!!!!! claro blog dando show

Mais Acessados
Canal Claro Brasil
TV por assinatura, internet, telefone fixo e celular tudo junto não é bom. É SIMPLY THE BEST! Com o Combo Multi, você tem todos os serviços que você mais gos...
Views: 9764
48 ratings
Time: 00:31 More in Entertainment
Em setembro você pode alugar Godzilla, Need For Speed – O Filme, O Espetacular Homem Aranha 2 – A Ameaça de Electro, Khumba, Sem Escalas e muito mais. E o me...
Views: 942
5 ratings
Time: 00:31 More in Entertainment