Marcel Campos de Oliveira

Esse sobrenome Marcolato,me fez lembrar da escuderia italian...


Marcel Campos

Esse sobrenome Marcolato,me fez lembrar da escuderia italian...


ana lucia o lemos silva

quero recupera minha agenda...


Johnny

Pode ser Mais rápida, só que Cobertura é Horrível, na mi...


Jeniffer

Eu comprei um chip da claro pré-pago hoje e nao consigo ace...


ClaroBlog - Apresentamos a você… o SIM card

 

Apresentamos a você… o SIM card

Anderson Costa, redator Claro Blog / segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O chip que está no seu aparelho celular tem um nome técnico: SIM card (também conhecido como ClaroChip por aqui!).  

O nome é uma sigla de origem inglesa para Subscriber Identity Module ("módulo de identificação do assinante"). Como diz o nome, ele identifica, controla e armazena dados de telefones celulares GSM/3G. Ou seja,  o seu número de telefone, agenda de contatos, torpedos, configurações e, dependendo da operadora, os serviços contratados. Existe também um outro modelo, o USIM card, específico para tecnologia 3G.

O SIM card foi criado em 1991, na Alemanha, por demanda da operadora de celulares alemã Elisa Oyj. As operadoras o adotaram como solução universal para celulares com tecnologia GSM/3G porque ele permite uma grande mobilidade de dados, como todos aqueles dos quais falei acima. Existem cartões de diferentes capacidades também, na Claro tem: 32KB, 64KB e 128KB. Quanto maior a capacidade, mais informação ele armazena.

A aparência do chip é a de um mini cartão de plástico. O chip contém um relevo metálico (aquela parte dourada) que é por onde o cartão se conecta ao celular, e um número de ID. Esse número é chamado de ICCID (International Circuit Card ID), e é único no mundo todo para cada chip.  Como se fosse uma espécie de “digital” do chip.

A utilização do SIM card traz maior segurança tanto para você como para a operadora, pois é por ele que são feitas checagens de senhas e autenticação do usuário na rede GSM/3G. É o chip que identifica você na nossa rede, através do IMSI (International Mobile Subscriber Identity). Além disso, o SIM card te dá mais segurança permitindo a ativação do PIN (Personal Identification Number), aquele código de 4 números que você recebe na hora da compra e protege o acesso às informações pessoais gravadas no chip. Na maioria dos aparelhos novos, você não precisa digitar esse código a não ser que tenha que configurar algo mais complexo no celular.  

E, uma coisa que nem todo mundo sabe, se você digitar a senha PIN incorretamente um certo número de vezes, o SIM card é bloqueado automaticamente e só pode ser desbloqueado usando o código PUK (PIN Unblocking Key), de 8 dígitos, que também acompanha do chip quando você o adquire.

Fique de olho que voltaremos a falar de SIM card nos próximos dias. Se você tem alguma pergunta, é só mandar pra gente!

Por Anderson Costa, redator ClaroBlog

Avalie esse post:
35
COMENTÁRIOS
gustavo wittich / sexta-feira, 22 de junho de 2012

Acabei de fazer upgrade no meu plano e celular. Gostaria de saber se é aconselhável trocar o SIM card do meu celular pois o mesmo é antigo, de pouca capacidade de armazenamento de números e nao sei se compatível com a 3 gmax. Obrigado

Resposta ClaroBlog

Gustavo, todos os chips da Claro são compatíveis ao 3GMax. Portanto, não há necessidade da troca de SIM, ao menos que você deseje utilizar atributos relacionados a capacidade de armazenamento que há nos novos chips. Lu Romero, equipe ClaroBlog


Anderson Lopes / segunda-feira, 18 de junho de 2012

Comprei um chip da claro e não consigo ativá-lo, fica dando erro de ativação 834 e pede pra tentar mais tarde. mas nunca funciona. Oque faço?

Resposta ClaroBlog

Anderson, fale com o Atendimento para ativar o seu chip. Os canais disponíveis, você encontra em www.claro.com.br > Atendimento. Lu Romero, equipe ClaroBlog


felipe / terça-feira, 8 de maio de 2012

eu gostaria de saber se mesmo se perdeu o cartao q veio o chip concigo o numero do meu puk nos atendentes da claro

Resposta ClaroBlog

Felipe, se perdeu os códigos que vieram junto com seu SIM card, é necessário entrar em contato com o Atendimento para que lá eles possam informar isso pra você, tá! Tiago W, equipe ClaroBlog


Kelly Diaz / segunda-feira, 16 de abril de 2012

eu comprei um sim card e quando fui colocar no celular ele estava pedindo senha SIM e eu ja tentei de tudo pra achar essa senha mas nao consigo, já coloquei a senha PUK a senha PIN e PIM2 e PUK2 mais não entra o que eu faço?

Resposta ClaroBlog

Kelly, aqui pelo blog não temos como te ajudar. Somente entrando em contato com nosso Atendimento você poderá receber o auxílio necessário para resolver essa dificuldade. Tiago W, equipe ClaroBlog


Arlene Dias / segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ganhei um chip de uma galera que estava fazendo publicidade da Claro aqui na cidade de Blumenau, SC; gostaria de cadastrar este chip online...como faço? o numero citado no formulario de e-mail é do chip que ganhei...

Resposta ClaroBlog

Arlene, para cadastrar seu chip, por favor, entre em contato com nosso Atendimento, tá bom! Tiago W, equipe ClaroBlog


Sarah / quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

comprei um celular desbloqueado na Saraiva, e nas informações sobre o produto diz que o aparelho não vem com o SIM Card. minha conta é da claro, então tenho que comprar com vocês, certo ? quanto custa esse chip ? meu celular é de tecnologia GSM.

Resposta ClaroBlog

Sarah, como você já tem uma conta na Claro, é só inserir o seu chip no aparelho novo. Se não o tem mais, é necessário que você vá até uma de nossas lojas para solicitar um novo chip com a mesma linha. Lá você poderá conferir os valores, tá bom! Lu Romero, equipe ClaroBlog


RAULISON BARBOSA DOS SANTOS / terça-feira, 10 de janeiro de 2012

tenho um chip da claro que um amigo me deu.mais ta cadastrado no nome dele,e ele foi pro piaui e dechou com migo o que eu faço pra cadastrar em meu nome.

Resposta ClaroBlog

Raulison, para mudar o titular da linha é necessário que seu amigo entre em contato com o Atendimento e faça a solicitação, ok! Lu Romero, equipe ClaroBlog


edvaldo feliciano / terça-feira, 27 de dezembro de 2011

tenho celular desbloqueado da tim não consigo internete com chip da claro oque eu faso

Resposta ClaroBlog

Edvaldo, como seu aparelho é originalmente de outra operadora, as configurações dele devem estar diferentes das que utilizamos. Para corrigir essa dificuldade, é só falar com o Atendimento. Lu Romero, equipe ClaroBlog


maria vicente de lima / segunda-feira, 21 de novembro de 2011

bloquiei o sim do meu chip claro e agora meu telefone esta pedindo o sim2 do puk e eu nao tenho mas o cartao pois o meu chip e mt velho.o q posso fazer para resolver este problema?

Resposta ClaroBlog

Maria, se não tem mais o cartão que contém estes números é só falar com o pessoal do Atendimento que eles resgatam para você, tá! Lu Romero, equipe ClaroBlog


Paulo Henrique da Silva / sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Comprei um chip da Claro e meu celular é desbloqueado, só que quando coloco o chip novo da claro o cel. pede o número do meu SIM, e eu não sei qual é. Como faço para descobrir o número do SIM?

Resposta ClaroBlog

Paulo, o número do SIM está impresso no próprio Claro Chip e é composto por 20 números. Qualquer dúvida, procure a gente. Lu Romero, equipe ClaroBlog


Pedreira / sexta-feira, 11 de março de 2011

Gostaria de saber se tem como cadastrar mais de 20 contatos de discagem fixa no chip de 128 k da CLARO?

Resposta ClaroBlog

Pedreira, é possível cadastrar apenas 20 contatos no Claro Chip 128 Kb. Dea Franco, equipe ClaroBlog


Thiago / quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Boa tarde! É possível obter o número do celular através do ICCID do cartão SIM? Há alguma relação entre eles? Se há, como posso fazê-la para capturar o número? Obrigado!

Resposta ClaroBlog

Thiago, informando o número do ICCID ao Atendimento é possível obter o número da linha, ok! Qualquer dúvida volte aqui no blog. Mari Dutra, equipe ClaroBlog


Lais Garcia / sexta-feira, 23 de setembro de 2011

meu celular foi roubado , entao eu liguei na claro e pedi pra que me meu numero fosse bloqueado porque assim , quando eu comprasse um novo celular , poderia comprar um chip virgem e voltar o meu antigo numero . mas onde compro um chip virgem ?

Resposta ClaroBlog

Lais, você poderá adquirir um chip virgem em uma de nossas Lojas mais perto de você. Acesse www.claro.com.br > Atendimento > Pontos de Venda e confira qual a localidade mais próxima para você. Mari Dutra, equipe ClaroBlog


maria clara pereira castro / quarta-feira, 31 de agosto de 2011

o que faço ára desbloqueia meu chip,pois nao sei o codiogo que pede,o PUK.agradeço

Resposta ClaroBlog

Maria, o código PUK está no verso do cartão onde você destacou o seu Claro Chip quando adquiriu. Caso você não tenha mais ele, poderá falar com o nosso Atendimento e solicitar esse código, ok! Mari Dutra, equipe ClaroBlog


rayane / quinta-feira, 25 de agosto de 2011

comprei um chip da claro a tres dias nunca consegui me cadastrar, escolher numero nada o que eu faço?

Resposta ClaroBlog

Rayane, para efetuar o cadastro você deve ligar para o Atendimento 1052, ok! Qualquer dificuldade, deixe outro comentário. Lu Romero, equipe ClaroBlog


Lijane / terça-feira, 8 de novembro de 2011

Boa tarde. Gostaria de saber quanto de espaço tem um SIM CARD?

Resposta ClaroBlog

Lijane, o SIM CARD tem 3 opções de armazenamento: 32KB, 64KB e 128KB. Stella Toledo, equipe ClaroBlog


Adrina Ap. da Silva / domingo, 7 de agosto de 2011

Não estou conseguindo cadastrar meu CPF para utilização de meu chip 3G 128kb, já efetuei a regarca.

Resposta ClaroBlog

Adrina, pedimos que faça uma nova tentativa de cadastro. Você pode ter pego uma hora de instabilidade do sistema por excesso de chamadas. Se a dificuldade permanecer, por favor, entre em contato com o nosso Atendimento. Lu Romero, equipe ClaroBlog


matheus / segunda-feira, 13 de junho de 2011

meu numero nao é este, eu tenho um simcard que ta invalido com eu faço para validar ele, como para ver o numero de um simcard invalido

Resposta ClaroBlog

Matheus, você pode ir até uma loja própria da Claro para verificar se esse SIM card está com uma linha ativa e se você poderá ativar uma linha nele. Para conhecer a loja mais perto de você é só acessar www.claro.com.br > Atendimento > Pontos de Venda. Mari Dutra, equipe ClaroBlog


larissa / quarta-feira, 6 de julho de 2011

meu chip , bloquiou e nao tenho mais a senha que veio junto quando comprei o SIM , o que devo fazer ?

Resposta ClaroBlog

Larissa, você deve entrar em contato com o nosso Atendimento para que eles possam orientar você nesse tipo de situação, ok! Se preferir, clique no banner de atendimento do blog para verificar quais são os canais disponíveis. Mari Dutra, equipe ClaroBlog


Karen Cipriano / sábado, 5 de novembro de 2011

Gostaria de saber se existe alguma forma de passar as mensagens do Sim para o cartão de memória... Ou se tem alguma forma de passa-las para o pc...

Resposta ClaroBlog

Karen, você precisa verificar com o fabricante do seu aparelho se o seu modelo possui essa funcionalidade. Se ficar alguma dúvida é só nos dizer. Mari Dutra, equipe ClaroBlog


luiz claudio machado santos / quarta-feira, 23 de março de 2011

perdi meu chip.fui na loja comprei um chip virgem coloquei o mesmo numero do que eu perdi.dois dias depois.so aparece no visor do aparelho sem serviço

Resposta ClaroBlog

Luiz, você já falou com o pessoal do Atendimento para verificar o que aconteceu? Pois eles possuem as ferramentas para avaliar a situação e refazer as configurações da sua linha e do aparelho. Aqui no blog se você clicar no banner do lado esquerdo será redirecionado para os canais de Atendimento, aí é só escolher o melhor para você. Mari Dutra, equipe ClaroBlog


ariane / quarta-feira, 2 de março de 2011

gostaria de saber como procedo: agora meu chip claro está "trancado" (o que diz a mensagem nele escrita), e não tenho mais o cartão com os numeros de pin e puk, o que f

Resposta ClaroBlog

Ariane, você pode entrar em contato com o nosso Atendimento ou ir até uma Loja Claro para que eles possam ajudá-la com essa dificuldade. Se quiser consultar a localidade das lojas é só acessar o nosso site www.claro.com.br e clicar em Atendimento > Pontos de Venda. Se preferir o Atendimento é só clicar no banner esquerdo aqui no blog e escolher o canal. Mari Dutra, equipe ClaroBlog


josé nilton / quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

será que consigo saber o número do meu claro chip pelo iccid? como faço?

Resposta ClaroBlog

José, o ICCID é o número serial que identifica o chip. Se você quer saber o número da sua linha, existe em alguns celulares essa possibilidade, basta consultar o manual. Se restar alguma dúvida é só dizer. Dani de Oliveira, equipe ClaroBlog


harley wagner / segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

comprei um Sim da claro ...e aconteceu issso SIM INATIVO nada de resposta .... as outras operadoras vc compra o SIM coloca e ja usa .... a claro fica nessa.. aguardo no msn

Resposta ClaroBlog

Harley, não temos como verificar aqui pelo blog. Nesse caso é necessário entrar em contato com o Atendimento para que verifiquem a situação de seu chip e te passem as orientações necessárias. Clique no banner lateral para ver as opções de contato. Dani de Oliveira, equipe ClaroBlog


Murilo Matta / segunda-feira, 10 de maio de 2010

Para saber o número do IMEI digito *#06# . E para saber o número do meu telefone, o número do SimCard?

Resposta ClaroBlog

Murilo, alguns aparelhos possuem a funcionalidade de consultar o número. Consulte o manual do fabricante, ok. Cris Prado, equipe ClaroBlog


Jq / segunda-feira, 29 de março de 2010

comprei um celular desbloqueado da LG, apareceu uma mensagem dizendo para validar o sim gratuitamente e eu eu digitei o pim incorretamente e agora esta aparecendo sim inativo, o que faço, não entra nenhum chip nem de outra operadora

Resposta ClaroBlog

Jq, o mais recomendado é você entrar em contato com o Atendimento para configurar o aparelho com a rede Claro. Dani de Oliveira, equipe ClaroBlog


Joao Vitor / quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Conforme seu post estou com uma seguinte duvida sou desenvolvedor de software quero saber como faço para validar ICCID(Digito) ja procurei na internet ate 19 caracter tem como validar mas os chips novos de agora estao vindo com 20 sei que utiliza o algoritimo Lunh tem como voce me ajudar ja consegui por exemplo fazer validação de IMEI e funciona perfeitamente

Resposta ClaroBlog

João, não divulgamos esse tipo de informação, ok. Dani de Oliveira, equipe ClaroBlog


Sérgio / segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Tenho uma dúvida a respeito do SIM Card.Se eu fizer a portabilidade da Oi para a Claro´permaneço com o mesmo número do celular,mas as senhas PIN e PUK continuam sendo as do SIM CARD antigo ou do atual?

Resposta ClaroBlog

Na portabilidade, Sérgio, você mantém o seu número e até mesmo o aparelho caso seja compatível com a tecnologia e frequência da operadora escolhida. No entanto, há a necessidade de um novo sim card e com ele, vem novas senhas PIN e PUK. Bob Gonçalves, equipe ClaroBlog


Ariane Kelly Silva / terça-feira, 24 de novembro de 2009

Ola! Gostaria de parabenizar a equipe do blog! Trabalho em um Agente Autorizado e é muito bom obter informaçoes sobre aquilo com que trabalhamos, e ainda atraves dos comentarios , compreender aquilo que nossos clientes estao pensando a respeito dos serviços disponibilizados pela Claro!! Parabens!

isabelle thais panzani de moraes / terça-feira, 24 de novembro de 2009

estou adorando todo o conteudo da claro!!!!!

Resposta ClaroBlog

Que bom, Isabelle! Ficamos contentes com isso e esperamos trazer sempre um conteúdo informativo e de qualidade. Esperamos também contar sempre com sua participação por aqui. :) Dani de Oliveira, equipe ClaroBlog


LG / sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Boa tarde Gostei muito dessa explicação meio técnica sobre o SIM card, agora eu quero saber de vocês, mas com sinceridade, sobre a questão de clonagem, pois o que é dito pela central 1052 e outros órgãos é que não há possibilidade de clonagem com a tecnologia GSM. Porém saiu na mídia televisiva que linhas com a tecnologia GSM haviam sido cloradas! E agora em quem acreditar? Preciso de uma resposta sincera de vocês, pois estou perguntando assim devido minha operadora ser a CLARO, mas é CLARO que vou pesquisar em fontes seguras, como (Instituto Federal de tecnologia com um professor que trabalha com esse tipo de tecnologia e vou fazer uma visita ao fabricante Nokia essa semana, pois fui convidado por um amigo que é engenheiro e funcionário dessa empresa). Gosto muito da CLARO, devido a um conjunto de qualidades que superam até agora os PROBLEMAS, estou no aguardo e com muita expectativa.

Resposta ClaroBlog

Olha LG, essa questão é muito boa! Tanto que estamos considerando fazer um Fato ou Mito sobre o assunto... Fique de olho no blog que esclareceremos aqui! Um abraço. Cris Prado, equipe ClaroBlog


Carlos / domingo, 11 de outubro de 2009

Primeiramente quero parabenizar a claro por mais um canal de relacionamento com o cliente. Minhas dúvidas são as seguintes: Existe diferença entre o SIM CARD e o USIM CARD?Como posso diferenciar um do outro? Existem algumas vantagens?Eu uso aparelho com tecnologia 3G, qual o melhor CARD para usar? como faço para adquirir o USIM CARD?Para melhorar ou obter alguns serviços da Claro, preciso adquirir o USIM CARD? Obrigado pelo espaço.

Resposta ClaroBlog

Vamos lá, Carlos! A diferença é que o SIM card só funciona com tecnologia GSM e o USIM card já é válido para GSM e 3G. No entanto, as funcionalidades são as mesmas. E a Claro só vende chips aptos a funcionar tanto na rede GSM como 3G, tá! O que pode fazer alguma diferença é ter um chip de 64KB ou de 128KB. Ambos possuem funcionalidades semelhantes, porém o ClaroChip de 128KB possui mais serviços disponíveis no Menu Claro e armazena mais números de discagem fixa. Cris Prado, equipe ClaroBlog


Lucas Medeiros / domingo, 11 de outubro de 2009

Eu tenho uma pergunta! Qual é a rela diferença entre o USIM e o SIM (normal). Tem alguma diferença no modelo, na capacidade, enfim.

Resposta ClaroBlog

Funciona assim, Lucas: O SIM card é válido para tecnologia GSM e o USIM card é utilizado tanto para GSM como para 3G. Mas fique tranqüilo que ambos possuem as funções de armazenamento de informações. Cris Prado, equipe ClaroBlog


Camila Fagundes / domingo, 11 de outubro de 2009

então essa tecnologia existe a quase 20 anos, esta sendo desenvolvida alguma nova tecnologia que ira subistituir o chip sim?

Resposta ClaroBlog

Camila, pode ter certeza que a Claro está sempre em busca de inovações que facilitem a vida dos clientes. Tendo novidades, publicamos aqui, ok. Um abraço! Cris Prado, equipe ClaroBlog


Rayssa / domingo, 11 de outubro de 2009

E eu que já tive a infelicidade de bloquear meu SimCard. Mas depois consegui fazer o desbloqueio atraves do código Puk. O problema é que eu estava em outra cidade, outro estado e o código estava na minha casa. HAHA. fiquei umas semanas sem celular nas férias. :)

Mais Acessados
Canal Claro Brasil
Só o cliente Claro Pré tem internet com velocidade 4GMax de Pós. Aproveite pra tirar várias selfies e postar muito mais rápido em suas redes sociais. Compre já o seu chip e venha pra...
Views: 907
15 ratings
Time: 01:01 More in Entertainment
Eles chegaram com tudo e não estão de brincadeira. Ou estão? Entrando no "instagrão", usando # e vendo os virais da internet. Agora que eles já invadiram a sua praia, aproveite e dobre...
Views: 976681
1002 ratings
Time: 01:04 More in Entertainment