ClaroBlog - Fato ou Mito: é realmente proibido usar celular em avião?

 

Fato ou Mito: é realmente proibido usar celular em avião?

Anderson Costa, redator Claro Blog / quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Você já notou que seu celular tem um “modo avião” para habilitar*? Esse modo desliga a antena e deixa apenas as funções multimídia disponíveis. E aquela ligação importante só poderá ser feita quando você estiver em terra firme. Afinal de contas, pra que isso? É realmente proibido usar celular em avião?

Sim, é fato, não dá pra usar. Mas há controvérsias.

O que acontece é quase semelhante ao caso dos celulares nos hospitais. O celular usa uma radiofreqüência específica para transmitir informações. Segundo o professor Cláudio Jorge Pinto Alves, especialista em aeronáutica e com mestrado e doutorado pelo ITA, essa freqüência pode interferir nos diversos rádios que o avião usa para conversar com o controle de aterrissagem. “O sinal do celular se mistura aos sinais da aeronave. Acontece a interferência e as mensagens entre avião e torre de controle podem ser deturpadas”.

Mas isso já não é mais um empecilho. No ano passado, a União Européia homologou tecnologias que permitem a telefones GSM se conectar com redes móveis sem oferecer riscos de interferirem nos equipamentos eletrônicos usados pelos pilotos dos aviões. O serviço já é oferecido no Brasil por algumas companhias aéreas.

Uma curiosidade: no final do ano passado, mesmo com a tecnologia permitindo o uso de celulares nos aviões, o Congresso dos EUA queria proibir o seu uso. Não tanto pela segurança, mas sim pelo sossego. Segundo os congressistas, pessoas falando ao celular vão incomodar demais outros passageiros, já que o espaço entre os bancos é mínimo. A discussão voltou à tona recentemente, mas nada mudou ainda.

No fim das contas, vale o bom senso: se você estiver em um avião onde pode-se usar celular, deixe-o no modo silencioso e evite falar alto durante as ligações.

Por Anderson Costa, redator ClaroBlog

*apenas alguns aparelhos têm essa opção.

Avalie esse post:
10
COMENTÁRIOS
José Antonio Total / segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Gostei muito do blog, estava fazendo falta, os assuntos são interessantes e de leitura fácil. Parabéns.

Douglas Peres / segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Olá redatores do Claro Blog, Quero primeiramente parabenizar a todos, pelo excelente Blog, com conteúdo e visual que prende os leitores. Sou novo aqui mais já sou leitor assíduo. Sobre a Matéria de uso de celular em aviões foi muito interessante, tenho certeza que vai ajudar a muitos, esclarecendo e conscientizando. Mais uma vez Parabéns e muito sucesso. Cordialmente Douglas Peres

EMANUEL FRAGOSO KILPP / segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Sim, de fato com as novas tecnologias os celulares estão mais seguros avançados e junto com eles os instrumentos dos aviões muito mais modernos. Vi um tempo atrás um programa da Discovery Channel - Os Caçadores de Mitos mostrando se é verdadeiro, plausível ou falso. Foram inteligente em dizer plausível porque existe exatamente casos como esse sobre o fato de pessoas que NÃO SABEM falar ao celular incomodar os outros. Mas acreditem, nem mesmo no modo avião algumas empresas deixam a gente usar os celulares. Eu nem discuto pra não causar tumulto, mas acho ignorância por parte da empresa uma vez que não vou legar Ipod e celular e um monte de fio só pra escutar música. Muito bom o post. Parabéns! Abraços a todos!

Lazaro Luis / quinta-feira, 27 de maio de 2010

Matéria de grande importância e muito interessante. Sou engenheiro e fico feliz em ver a seriedade das respostas e principalmente pelo interesse da turma. Parabéns a todos.

Resposta ClaroBlog

Obrigada, Lazaro. Que bom que gostou! E vamos esperar por sua visita mais vezes. :) Dani de Oliveira, equipe ClaroBlog


Mauricio Scaranto / quarta-feira, 30 de setembro de 2009

muito interessante este post parabéns

Rafael / sábado, 10 de janeiro de 2009

E será que o celular funciona no avião quando está em vôo? é melhor prevenir do que remediar, desligar o celular sempre que for embarcar e deixar que a secretária Claro ou o Claro Recado grave os recados.

Resposta ClaroBlog

Exatamente, Rafael! Não teríamos recomendação melhor. Obrigada! Quem quiser saber mais sobre esses serviços é só acessar o Claro Idéias, no www.claro.com.br Cris Prado, equipe ClaroBlog


Rafael / sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Fato ou mito: Retirar o Chip e colocar várias vezes em outro celular, ou no mesmo aparelho, oxida o chip, danifica ou alguma coisa parecida? e o celular? vocês poderiam esclarecer essa minha dúvida?

Resposta ClaroBlog

Rafael, vamos investigar se isso é fato ou mito e depois contamos aqui pra vocês. Dani de Oliveira, equipe ClaroBlog


Paulo Augusto Boccati / terça-feira, 29 de setembro de 2009

Fala galera do Blog! Uma outra pergunta, caso deixasse o celular ligado no avião, com a alta velocidade da aeronave, o celular ficaria mudando de cobertura toda a hora (se fosse de São Paulo à Natal, mudaria pelo menos umas 20 vezes de DDD), isso faz com que o celular gaste mais bateria?

Resposta ClaroBlog

Sim, Paulo. O celular mudaria várias vezes de DDD e de áreas de registros, fazendo com que gaste mais bateria neste processo. Mas é mais provável que o celular fique sem sinal boa parte do tempo do vôo entre São Paulo e Natal. Renato Arregui, gerente de Otimização de Rede de Acesso da Claro


Paulo Augusto Boccati / terça-feira, 29 de setembro de 2009

Olá pessoal do Blog! Já deixei o celular ligado uma vez no avião e percebi que ele fica sem rede boa parte do tempo, mesmo em áreas continentais. O alcance de cobertura de uma antena de celular consegue alcançar a altitude do avião? Ou o alcance da antena se propaga somente de forma “horizontal”?

Resposta ClaroBlog

Olá, Paulo! As antenas possuem um diagrama de irradiação que concentra o máximo de energia de forma “horizontal”, mas ocorre a propagação de sinal para a parte superior da antena. Como esta energia é menor e a altitude dos vôos é grande, a energia que chega aos aviões em geral não é suficiente para a prestação do serviço, ficando o celular boa parte do tempo sem sinal. Renato Arregui, gerente de Otimização de Rede de Acesso da Claro


Dani Kozuka / quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Oi gente! Primeiramente parabéns pela matéria, muito interessante. E só mais uma coisinha... Não teremos mais enquetes de terça???? Abs.

Resposta ClaroBlog

Olá, minha xará, Dani! Em breve vamos publicar uma nova enquete sim, aguarde só mais um pouquinho. E ficamos contentes por você ter gostado deste post. Um abraço. Dani de Oliveira, equipe ClaroBlog


Mais Acessados
Canal Claro Brasil
No nosso pré-pago é assim: você escolhe quando quer ligar, mandar Torpedo e navegar com o 4GMax. Tudo por R$ 0,99* só no dia que usar. Não usou, não paga. Compre um Clarochip! Se já...
Views: 625
0 ratings
Time: 00:31 More in Entertainment
Só o cliente Claro Pré tem internet com velocidade 4GMax de Pós. Aproveite pra tirar várias selfies e postar muito mais rápido em suas redes sociais. Compre ...
Views: 11450
153 ratings
Time: 01:01 More in Entertainment