ClaroBlog - Fato ou Mito: é realmente proibido usar celular em avião?

 

Fato ou Mito: é realmente proibido usar celular em avião?

Anderson Costa, redator Claro Blog / quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Você já notou que seu celular tem um “modo avião” para habilitar*? Esse modo desliga a antena e deixa apenas as funções multimídia disponíveis. E aquela ligação importante só poderá ser feita quando você estiver em terra firme. Afinal de contas, pra que isso? É realmente proibido usar celular em avião?

Sim, é fato, não dá pra usar. Mas há controvérsias.

O que acontece é quase semelhante ao caso dos celulares nos hospitais. O celular usa uma radiofreqüência específica para transmitir informações. Segundo o professor Cláudio Jorge Pinto Alves, especialista em aeronáutica e com mestrado e doutorado pelo ITA, essa freqüência pode interferir nos diversos rádios que o avião usa para conversar com o controle de aterrissagem. “O sinal do celular se mistura aos sinais da aeronave. Acontece a interferência e as mensagens entre avião e torre de controle podem ser deturpadas”.

Mas isso já não é mais um empecilho. No ano passado, a União Européia homologou tecnologias que permitem a telefones GSM se conectar com redes móveis sem oferecer riscos de interferirem nos equipamentos eletrônicos usados pelos pilotos dos aviões. O serviço já é oferecido no Brasil por algumas companhias aéreas.

Uma curiosidade: no final do ano passado, mesmo com a tecnologia permitindo o uso de celulares nos aviões, o Congresso dos EUA queria proibir o seu uso. Não tanto pela segurança, mas sim pelo sossego. Segundo os congressistas, pessoas falando ao celular vão incomodar demais outros passageiros, já que o espaço entre os bancos é mínimo. A discussão voltou à tona recentemente, mas nada mudou ainda.

No fim das contas, vale o bom senso: se você estiver em um avião onde pode-se usar celular, deixe-o no modo silencioso e evite falar alto durante as ligações.

Por Anderson Costa, redator ClaroBlog

*apenas alguns aparelhos têm essa opção.

Avalie esse post:
10
COMENTÁRIOS
José Antonio Total / segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Gostei muito do blog, estava fazendo falta, os assuntos são interessantes e de leitura fácil. Parabéns.

Douglas Peres / segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Olá redatores do Claro Blog, Quero primeiramente parabenizar a todos, pelo excelente Blog, com conteúdo e visual que prende os leitores. Sou novo aqui mais já sou leitor assíduo. Sobre a Matéria de uso de celular em aviões foi muito interessante, tenho certeza que vai ajudar a muitos, esclarecendo e conscientizando. Mais uma vez Parabéns e muito sucesso. Cordialmente Douglas Peres

EMANUEL FRAGOSO KILPP / segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Sim, de fato com as novas tecnologias os celulares estão mais seguros avançados e junto com eles os instrumentos dos aviões muito mais modernos. Vi um tempo atrás um programa da Discovery Channel - Os Caçadores de Mitos mostrando se é verdadeiro, plausível ou falso. Foram inteligente em dizer plausível porque existe exatamente casos como esse sobre o fato de pessoas que NÃO SABEM falar ao celular incomodar os outros. Mas acreditem, nem mesmo no modo avião algumas empresas deixam a gente usar os celulares. Eu nem discuto pra não causar tumulto, mas acho ignorância por parte da empresa uma vez que não vou legar Ipod e celular e um monte de fio só pra escutar música. Muito bom o post. Parabéns! Abraços a todos!

Lazaro Luis / quinta-feira, 27 de maio de 2010

Matéria de grande importância e muito interessante. Sou engenheiro e fico feliz em ver a seriedade das respostas e principalmente pelo interesse da turma. Parabéns a todos.

Resposta ClaroBlog

Obrigada, Lazaro. Que bom que gostou! E vamos esperar por sua visita mais vezes. :) Dani de Oliveira, equipe ClaroBlog


Mauricio Scaranto / quarta-feira, 30 de setembro de 2009

muito interessante este post parabéns

Rafael / sábado, 10 de janeiro de 2009

E será que o celular funciona no avião quando está em vôo? é melhor prevenir do que remediar, desligar o celular sempre que for embarcar e deixar que a secretária Claro ou o Claro Recado grave os recados.

Resposta ClaroBlog

Exatamente, Rafael! Não teríamos recomendação melhor. Obrigada! Quem quiser saber mais sobre esses serviços é só acessar o Claro Idéias, no www.claro.com.br Cris Prado, equipe ClaroBlog


Rafael / sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Fato ou mito: Retirar o Chip e colocar várias vezes em outro celular, ou no mesmo aparelho, oxida o chip, danifica ou alguma coisa parecida? e o celular? vocês poderiam esclarecer essa minha dúvida?

Resposta ClaroBlog

Rafael, vamos investigar se isso é fato ou mito e depois contamos aqui pra vocês. Dani de Oliveira, equipe ClaroBlog


Paulo Augusto Boccati / terça-feira, 29 de setembro de 2009

Fala galera do Blog! Uma outra pergunta, caso deixasse o celular ligado no avião, com a alta velocidade da aeronave, o celular ficaria mudando de cobertura toda a hora (se fosse de São Paulo à Natal, mudaria pelo menos umas 20 vezes de DDD), isso faz com que o celular gaste mais bateria?

Resposta ClaroBlog

Sim, Paulo. O celular mudaria várias vezes de DDD e de áreas de registros, fazendo com que gaste mais bateria neste processo. Mas é mais provável que o celular fique sem sinal boa parte do tempo do vôo entre São Paulo e Natal. Renato Arregui, gerente de Otimização de Rede de Acesso da Claro


Paulo Augusto Boccati / terça-feira, 29 de setembro de 2009

Olá pessoal do Blog! Já deixei o celular ligado uma vez no avião e percebi que ele fica sem rede boa parte do tempo, mesmo em áreas continentais. O alcance de cobertura de uma antena de celular consegue alcançar a altitude do avião? Ou o alcance da antena se propaga somente de forma “horizontal”?

Resposta ClaroBlog

Olá, Paulo! As antenas possuem um diagrama de irradiação que concentra o máximo de energia de forma “horizontal”, mas ocorre a propagação de sinal para a parte superior da antena. Como esta energia é menor e a altitude dos vôos é grande, a energia que chega aos aviões em geral não é suficiente para a prestação do serviço, ficando o celular boa parte do tempo sem sinal. Renato Arregui, gerente de Otimização de Rede de Acesso da Claro


Dani Kozuka / quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Oi gente! Primeiramente parabéns pela matéria, muito interessante. E só mais uma coisinha... Não teremos mais enquetes de terça???? Abs.

Resposta ClaroBlog

Olá, minha xará, Dani! Em breve vamos publicar uma nova enquete sim, aguarde só mais um pouquinho. E ficamos contentes por você ter gostado deste post. Um abraço. Dani de Oliveira, equipe ClaroBlog


Mais Acessados
Canal Claro Brasil
Quem disse que aproveitar as coisas boas da vida custa caro? Só no Claro up você parcela o iPhone em 24 vezes com seguro, a partir de R$ 99 por mês, e depois...
Views: 278
7 ratings
Time: 00:31 More in Entertainment
Que tal contar a vida em sorrisos, em experiências inesquecíveis, em quantas vezes o seu coração bateu mais rápido? Desperte para a vida! Faça valer a pena p...
Views: 11213678
541 ratings
Time: 01:08 More in Entertainment