Seu tablet ou smartphone provavelmente não passou despercebido em casa. Seus filhos, sobrinhos ou priminhos já viram aquela peça brilhante e estão doidos para fuçar, aprender coisas novas. E alguns aplicativos podem tornar essa experiência bem mais interessante.

Comece com alguns e-books e aplicativos educativos. Há muitas opções em português, como Dora a Aventureira (para iOS), um safari de adesivos virtuais bem legal. Ou o Alfabeto para Crianças (para Android), que ensina de forma divertida as letras. Também vale baixar jogos educativos, como o Lego Apps4+, que mistura um jogo de carrinho com, claro, montar animais, objetos, castelos, etc. (para iOS e Android). Ou um dos preferidos da criançada, Galinha Pintadinha com todas as animações e canções famosas (para iOS e Android).

Um aplicativo bem interessante é o Kid Mode (Modo Criança). Com ele você deixa seu tablet pronto para as crianças mais curiosas, que podem desinstalar um aplicativo ou mudar uma configuração sem querer. Ele cria uma tela personalizada que define o que a criança vai acessar no seu tablet. Tem para iOS e Android.

Também tem o canal infantil no Ideias TV, para divertir a criançada com os vídeos e personagens famosos como, por exemplo, o Bob Esponja. Vale conferir!

Ah, importante: verifique a classificação etária de cada aplicativo. E não deixe as crianças sozinhas com os gadgets. A experiência é mais divertida em família.

Por Anderson Costa, redator ClaroBlog